![]() |
ívida de Mirandela é maior do que o registado na Direção Geral das Autarquias Locais |
Júlia Rodrigues, citada pela agência Lusa, disse que “a dívida registada na Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL) é de cerca de 18 milhões de euros. Com os dados apresentados, a dívida do município poderá disparar para mais de 24 milhões de euros", salientou a autarca.
Júlia Rodrigues manifestou a sua preocupação pelo facto do limite de endividamento líquido andar na ordem 27 milhões de euros, o que , no caso de Mirandela, apenas existirá um espaço de manobra de 3 milhões de euros. “ Ficamos com mais limitações para a gestão no futuro, que terá de ser redesenhado", salientou a autarca.
Relativamente às discrepâncias entre o registado no DGAL e os valores que constam nas conclusões de um relatório preliminar a uma auditoria financeira feita às contas da autarquia, a presidente da Câmara Municipal de Mirandela frisou que "existe uma diferença de cerca de cinco a seis milhões de euros relativamente à dívida global que nos tinha sido apresentada pelo anterior executivo”, liderado pelo social-democrata António Branco.
Ainda em declarações citadas pela Lusa a autarca disse que "a ideia é auditar os procedimentos e os processos da câmara para conhecer a sua anterior gestão, tendo em vista a transparência para que os munícipes possam conhecer o ponto de situação em que o seu município se encontra", acrescentando que "depois de conhecido o relatório final, vamos fazer uma avaliação. Se houver casos que juridicamente justifiquem ponderamos avançar para ações em tribunal".