![]() |
Primeira conferência nacional dedicada à gestão e implementação de lojas online |
Vera Maia, co-founder e CEO da plataforma “Tudo Sobre eCommerce” que organiza o evento, realça que “é importante atendermos aos números que espelham a realidade desta área de mercado. Estima-se que na Europa o comércio eletrónico represente a criação de mais de 2.5 milhões de empregos e que haja mais de 750.000 empresas de e-commerce com um investimento de 129 MM€ em Marketing Digital. Para a especialista portuguesa em e-commerce: “o comércio eletrónico abre na Europa, enquanto mercado único, possibilidades de crescimento de negócio e alargamento do número de clientes a todas as empresas nesta área geográfica, pelo que é importante que as empresas e marcas portuguesas não deixem passar esta oportunidade.”
![]() |
Vera Maia |
Ana Ribeiro, Ecommerce Manager da PROF, que estará presente no evento destaca “a evolução da loja online da marca com um aumento de faturação na casa dos 30% desde que iniciamos o projeto em 2009. Na conferência vou falar daqueles que são para mim os fatores críticos de sucesso na implementação de uma loja online: a contratação das pessoas certas; uma ótima gestão de stocks e preços; os melhores parceiros a nível logístico.”
Nuno Álvares Pereira, Diretor de Marketing & Vendas da DHL Express, o principal parceiro da conferência, afirma que “uma empresa de venda online já solidificada no mercado e com alguma dimensão faz um número de envios que nenhuma empresa de negócio tradicional B2B faz. O crescimento do negócio de venda online tem sido exponencial, representando um crescimentos na ordem dos 20% no ano passado. Nós somos o melhor barómetro de uma economia porque trabalhamos com empresas do sector têxtil, calçado, venda exclusiva online. Se o país está em crise há menos envios, se o país estiver em expansão regista mais envios. A venda online tem a vantagem de podermos exportar para qualquer parte do mundo e isso é um driver importante para as empresas poderem crescer.”
A conferência de Maio toma o nome da já existente plataforma “Tudo sobre eCommerce”, criada por um conjunto de profissionais nas diferentes áreas do marketing digital para e-commerce cujo principal objectivo é impulsionar o desenvolvimento de projetos nesta área, sendo também um espaço de debate, com informação atualizada através de um blog, cursos online, artigos sobre a temática, podcasts e uma secção de emprego dedicada a esta área.