![]() |
“Uma Antologia”, de Ana Vieira no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança |
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
Como meio de questionamento da imagem e da representação, Ana Vieira encenou a pintura e trouxe-a para o espaço, dando lugar a inesperadas construções cénicas e teatrais, ao recorte e esvaziamento de figuras, à manipulação de fotografias e objetos ou à criação de ambientes, como simulacros de inquietantes espaços domésticos e sociais.
Numa permanente cadeia de dualidades: sombra/luz, transparência/ opacidade, imagem/reflexo, presença/ausência, dentro/fora, multiplicam-se e deslocam-se os campos de visão e de tensão entre o que é revelado e o que é escondido, colocando o visitante numa posição de voyeur, a quem as imagens se tornam, física e visualmente, inacessíveis. As suas obras interrogam o ato de ver, não apenas no sentido de caminharem para a sua invisibilidade, mas exigindo uma participação ativa do olhar e do corpo do visitante, confrontando-o com os inesperados jogos de ocultação e revelação ou a ter de recorrer a mecanismos de perceção e mediação da visão".
Curadoria: Jorge da Costa
Coprodução: Município de Bragança Centro de Arte Contemporânea Graça Morais
Colaboração: Acervo da Artista, Museu Coleção Berardo, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Portugal Telecom, Galeria Graça Brandão, Coleção Norlinda e José Lima, Fundação de Serralves - Museu de Arte Contemporânea.