Município de Bragança solicitou ajuda financeira ao Governo para os produtores de castanha

Foi aprovado no passado dia e 27 de novembro, em reunião da Câmara Municipal de Bragança uma Resolução sobre a produção de castanha no concelho de Bragança, cujo objetivo político é levar à aprovação imediata de medidas compensatórias específicas dirigidas aos produtores de castanha, acompanhadas do respetivo pacote financeiro, por forma a serem minimizados os prejuízos causados pela seca extrema que assola o país e a região do Nordeste Transmontano.

AMunicípio de Bragança solicitou ajuda financeira ao Governo para os produtores de castanha
A Câmara Municipal de Bragança solicitou ao Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, a aprovação imediata de medidas compensatórias específicas dirigidas aos produtores de castanha da região nordestina, que este ano se debatem com problemas gravíssimos devido à seca severa que se instalou no território nacional.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

A castanha é o produto agrícola responsável pelo maior volume de exportações do nordeste transmontano, estando esse contributo avaliado em cerca de 100 milhões de euros, sendo a principal fonte de receita de muitas famílias.

A denominada Terra Fria do Nordeste Transmontano é a grande produtora de castanha em Portugal, sendo os concelhos de Bragança e Vinhais responsáveis pela produção de um terço da castanha nacional, ou seja, 25 mil toneladas anuais.

De acordo com dados publicados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os meses de abril e maio de 2017 foram extremamente quentes e os meses de Verão os mais quentes e secos desde que existem registos. Igualmente, o mês de outubro foi o mais quente dos últimos 87 anos. A 15 de novembro cerca de 6% do território estava em seca severa e 94% em seca extrema, onde se inclui o Concelho de Bragança.

As condições climatéricas de seca extrema afetaram a produção de castanha, em qualidade e quantidade, com quebras superiores a 50%, registando-se um elevado número de castanheiros secos, pondo em causa a produção de anos subsequentes. Também a diminuição da produção de castanha não foi acompanhada pela expectável valorização do fruto, verificando-se o contrário, ou seja, a redução do preço em mais de 40%, devido à fraca qualidade deste fruto seco.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

De acordo com cálculos efetuados por agentes locais ligados ao setor, os prejuízos estimam-se em 15 milhões de euros para o concelho de Bragança, sendo este,o pior ano desde que há memória.

Baseados nesta realidade, os responsáveis políticos da autarquia de Bragança pediram ajuda governamental para os produtores locais que dependem deste produto agrícola, solicitando ao Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, a aprovação imediata de medidas compensatórias específicas dirigidas aos produtores de castanha, acompanhadas do respetivo pacote financeiro.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN