![]() |
AD. José Cordeiro ordena mais 5 diáconos permanentes |
São casados e têm tido um papel ativo nas ações pastorais da Igreja Diocesana, sobretudo através das suas Unidades Pastorais, movimentos e secretariados.
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
Na sua forma estável, os diáconos permanentes são convidados nas comunidades a serem sinal das virtudes evangélicas: a caridade verdadeira, a solicitude pelos doentes e pelos pobres, a autoridade modesta, a retidão perfeita e a docilidade à disciplina espiritual.
Na Igreja, são tarefas específicas dos diáconos, dministrar solenemente o sacramento do Baptismo; conservar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar os Matrimónios em nome da Igreja; levar o viático aos moribundos; ler a Sagrada Escritura aos fiéis; instruir e exortar o Povo de Deus;presidir ao Culto e à oração dos fiéis; administrar os Sacramentais; presidir aos funerais; dedicar‐se aos serviços da caridade e da administração; dirigir a celebração da Palavra de Deus; guiar em nome do Pároco ou do Bispo as comunidades dispersa e promover e sustentar as actividades apostólicas dos Leigos.
Com a ordenação destes 5 homens, a Diocese de Bragança‐Miranda passa a contar com 11 Diáconos Permanentes, 10 casados e 1 celibatário.