![]() |
O que é a Biologia? |
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
Basta pensarmos nos inúmeros ramos da biologia (Citologia, Genética, Zoologia, Botânica, Etologia, Ecologia, etc.) e nas áreas de fronteira em que a biologia estabelece ligações com outras áreas científicas (Bioquímica, Biofísica, Biomatemática, Bioinformática, Bioengenharia, Bioarqueologia, etc.) para percebermos a transversalidade da biologia, uma ciência há muito habituada a quebrar essas fronteiras entre as áreas do saber e a estabelecer ligações de multidisciplinariedade e transdisciplinaridade.
A Biologia é uma ciência absolutamente transversal a todo o conhecimento e a todas as áreas da nossa vida. Na Saúde, a biologia está presente na elaboração de novas e mais precisas análises clínicas e testes genéticos e nos princípios celulares e embrionários da reprodução medicamente assistida; na Justiça, a biologia está presente nas ciências forenses, largamente baseadas em técnicas de análises de DNA; na Economia as empresas Biotech são uma das áreas mais promissoras de negócio e empregabilidade e todas têm uma forte componente biológica associada à vertente de Engenharia; no Ambiente, a área porventura de maior visibilidade dos biólogos, a Biologia é o garante da conservação da Natureza, da preservação da biodiversidade e, numa temática que hoje se reveste da maior importância, daquilo que urge fazer para mitigar os efeitos das alterações climáticas. É por tudo isso que é importante ter sólidas bases de biologia, para que como cidadãos possamos avaliar verdadeiramente as propostas políticas em matéria de ambiente ou os impactos que novas descobertas poderão ter para a nossa saúde, para o nosso modo de vida.
Embora a imagem mais estereotipada de um biólogo seja o chamado “biólogo da bota”, que nos habituámos a ver nos programas sobre a natureza, de binóculos na mão a observar o voo das aves, ou o comportamento de um predador, cada vez mais reconhecemos o papel imprescindível do chamado “biólogo da bata”, aquele que trabalha arduamente nos laboratórios, na investigação científica criando conhecimento que pode mais tarde ser transferido para os mercados criando riqueza e postos de trabalho, mas principalmente ajudando a que os cidadãos tenham uma melhor qualidade de vida. Não é por acaso que nos últimos anos inúmeros biólogos foram galardoados com o Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia, tendo acontecido novamente em 2017 com 3 investigadores (Michael W. Young, Michael Rosbash e Jeffrey C. Hall)
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
Mas também é a biologia que nos ensina o que são as marés vermelhas nos oceanos, como podemos reduzir o problema crescente dos resíduos, como a Biotecnologia nos proporciona melhores e mais rápidos métodos de diagnóstico clínico ou melhores compostos para medicamentos, ou ainda como podemos melhorar as plantas que utilizamos para a nossa alimentação.
Os britânicos têm uma expressão muito curiosa que diz que “A vida é curta, mas é muito larga”. Assim é a Biologia, na vastidão de temas que abarca. Não se surpreenda por isso se amanhã encontrar um biólogo num passeio turístico a explicar tudo sobre aves ou golfinhos; no laboratório a realizar as suas análises clínicas ou a fazer o teste do pezinho ao seu filho; a receber um prémio de investigação; a ensinar o seu filho na escola ou na Universidade ou numa empresa a desenvolver um novo fármaco. Confie neles: São biólogos!
José Matos (Bastonário da Ordem dos Biólogos)
Conteúdo fornecido por ©Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva