![]() |
A estrela Espiga está a 250 anos-luz de distância, mas na realidade não é uma estrela – é um sistema binário. As duas estrelas estão extremamente próximas uma da outra (a apenas 18 milhões de quilómetros, ou 3 vezes mais próximas do que Mercúrio está do Sol), e por isso a atração gravitacional distorce-as, até estas ficarem ovoides, em vez de esféricas. Também por estarem tão próximas, orbitam em torno uma da outra em apenas 4 dias.
A maior destas duas estrelas tem mais de 10 vezes a massa do Sol, e é uma das estrelas mais próximas de nós com massa suficiente para acabar a sua vida numa explosão de Supernova.
![]() |
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
E finalmente, verão! Às 5h24 do dia 21 de junho, ocorre o solstício de verão (no hemisfério Norte). É neste dia que o Sol alcança o ponto mais alto no céu de todo o ano. É também o maior dia do ano, com o Sol a nascer entre as 5h50 em Bragança e as 6h15 no Algarve, e a pôr-se entre as 20h55 em Faro, e pouco depois das 21h no Norte de Portugal Continental.
Nos Açores, o Sol nasce por volta das 7h20, e põe-se por volta das 22h10, enquanto na Madeira nasce por volta das 7h00 e põe-se por volta das 21h20.
Boas observações.
Ricardo Cardoso Reis (Planetário do Porto e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço)
Conteúdo fornecido por Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva