![]() |
Maioria dos portugueses atribui grande importância à visita do Papa Francisco |
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
O mais recente estudo da instituição de Marketing mais antiga do país procurou ainda saber qual a opinião dos portugueses sobre o Papa Francisco e detetou que a maioria considera que o primeiro Papa Jesuíta da história tem realizado um excelente trabalho pastoral (65%), avaliando-o como revolucionário (40%) e inovador (58%).
A análise do IPAM à opinião dos portugueses sobre o pontificado do Papa Francisco salienta também o seu carácter diferenciador assente numa grande dedicação aos mais desfavorecidos e à promoção da paz. Os inquiridos classificam a personalidade do Papa como inovadora e diferenciadora (42%), bem como bondosa (25%).
Maioria dos portugueses identifica-se como sendo Católico
O estudo do IPAM sobre Hábitos Religiosos da População Portuguesa & o Papa Francisco” permite ainda confirmar que 75% da população portuguesa tem afinidade religiosa e identifica a sua religião de forma concreta, sendo que 70% da população crente em Portugal afirma-se Católica.
O trabalho afere também que para 63% dos inquiridos a crença religiosa foi determinada pela tradição familiar com apenas 35% dos portugueses a referir ser fruto de uma convicção pessoal. Praticamente a totalidade dos crentes portugueses – 95% – admite manter-se fiel à sua religião ao longo da vida e 93% dos inquiridos indicou ter realizado pelo menos um sacramento religioso ao longo da vida.
Ao analisar os hábitos religiosos da população portuguesa, o IPAM conclui ainda que apesar de ser expressivo o número de portugueses que se identifica com uma religião e, nomeadamente, com a religião Católica, apenas 51% frequenta habitualmente locais de culto e oração como igrejas, mesquitas ou sinagogas, contrariamente a 49% da população que diz não o fazer. De assinalar, contudo, que a grande maioria (72%) admite praticar orações ou ações de meditação religiosa.
Ficha Técnica do Estudo
O estudo “Hábitos Religiosos da População Portuguesa & o Papa Francisco” foi elaborado pelo IPAM com base numa metodologia que considerou a análise de 1.200 inquiridos, com mais de 18 anos de Portugal Continental e Ilhas, que realizaram o inquérito através da plataforma online (www.pesquisaonlione.com), entre os dias 12 de março e 19 de abril de 2017, abrangendo todo o território nacional, com uma amostra proporcional estratificada por Região, com uma margem de erro de 3%.
O IPAM foi fundado em 1984, sendo a mais antiga e a maior escola de Marketing que existe em Portugal. Com um Campus no Porto e outro em Lisboa, formou nos seus 30 anos de atividade mais de 9.000 alunos. O IPAM é uma das instituições da rede Laureate International Universities em Portugal que detém ainda a Universidade Europeia e a sua mais recente unidade orgânica, o IADE, pioneiro no ensino do Design. A Laureate International Universities é líder mundial na oferta de instituições de ensino superior. Com mais de 70 escolas em todos os continentes, recebe mais de 1 milhão de estudantes em todo o mundo e desenvolveu uma rede de professores e investigadores com o objetivo de contribuir para a inovação e produção de conhecimento global.
Dispersas por 25 países, as instituições da rede Laureate oferecem programas de licenciaturas, mestrado e doutoramento em áreas tão distintas como a Arquitetura, Gestão, Turismo, Desporto, Design, Engenharia, Ciências da Saúde, Medicina e Direito, entre outras. A comunidade Laureate acredita no poder transformador da Educação e tem como missão influenciar de forma positiva e duradoura a vida dos seus estudantes, professores e colaboradores: “Quando os nossos estudantes brilham, os países prosperam e as sociedades evoluem”.