![]() |
Fernanda Cravidão |
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
Não sendo pacífica a relação entre práticas turísticas e gestão do património, Fernanda Cravidão, chair do congresso e coordenadora da Cátedra UNESCO e da Rede UNESCO UNITWIN Cultura, Turismo e Desenvolvimento na Universidade de Coimbra, defende que é essencial «juntar os diversos responsáveis envolvidos, públicos e privados, tendo em vista a construção de modelos de gestão que contribuam para o desenvolvimento sustentável do turismo, sem comprometer a gestão do património, e permitam gerar processos que promovam a qualidade de vida das populações residentes». dias 18 e 22 de abril, em Coimbra.
Apontando o exemplo de Coimbra, a Catedrática da UC considera que o «crescimento turístico gerado pela classificação da Universidade, Alta e Sofia, em 2013, conduziu a novos desafios», alertando para a necessidade de a cidade, com todos os seu agentes, ter de «encontrar rapidamente soluções, que terão de ser permanentemente avaliadas porque o fenómeno turístico é dinâmico por natureza, capazes de garantir uma oferta turística de qualidade, diversificada, com segurança e que envolva toda a cidade. Por exemplo, é essencial que haja uma gestão equilibrada do tráfego na cidade, nomeadamente na Alta, caso contrário, a relação harmónica entre os visitantes e os residentes pode ser perturbada». dias 18 e 22 de abril, em Coimbra.
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
O Programa de Cátedras UNESCO UNITWIN foi criado, em 1992, com o objetivo de promover a cooperação e interligação entre universidades, a nível internacional, para reforçar as capacidades institucionais através da partilha de conhecimento e do trabalho colaborativo. dias 18 e 22 de abril, em Coimbra.
A Rede UNITWIN envolve mais de 700 instituições em 116 países diferentes. dias 18 e 22 de abril, em Coimbra.
Cristina Pinto