![]() |
Antiga via do caminho-de-ferro vai ser transformada em ecopista |
PUB
Com esta intervenção, o Município de Bragança pretende criar condições de circulação, visitação e acessibilidade na ecopista, promovendo pequenos tratamentos paisagísticos dos interfaces dos percursos, com as localidades e os pontos de interesse turístico atravessados, e a criação de percursos acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.
No futuro serão desenvolvidos e editados guias de percursos, cartografia e roteiro, ferramentas digitais de apoio à visitação com suporte numa base de dados georreferenciada, assim como o website da rede de percursos e programas de envolvimento das comunidades nas vertentes educativa, saúde e social, numa ótica de promoção da educação ambiental, da qualidade de vida e do envelhecimento ativo e da arte da paisagem.
![]() |
Antiga via do caminho-de-ferro vai ser transformada em ecopista |
O projeto pretende ainda criar condições para a mobilidade suave elétrica, promovendo o alargamento, para a ecopista, do atual sistema denominado “Xispas”, em contexto não urbano.
Esta antiga linha é um recurso endógeno que está claramente desaproveitado e apresenta uma importância significativa para a identidade transmontana, refere fonte da autarquia de Bragança num comunicado de imprensa endereçado à comunicação social.