Medalha de Honra do Município atribuída às Servas Franciscanas e Comunidade de Balsamão

A Assembleia Municipal, reunida esta quinta-feira, votou por unanimidade o parecer para a atribuição da Medalha de Honra do Município proposta pelo Presidente da Câmara Municipal.

Medalha de Honra do Município atribuída às Servas Franciscanas e Comunidade de Balsamão
As Servas Franciscanas de Jesus Sacramentado e a Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição (Comunidade de Balsamão) receberão a Medalha de Honra do Município de Macedo de Cavaleiros no próximo dia 29 de junho.

PUB


Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

As Servas Franciscanas viveram de 8 de dezembro de 2015 a 1 de novembro de 2016 o Ano Jubilar da Congregação, festejando 3 aniversários importantes: o centenário da primeira inspiração carismática; os 75 anos da tomada de decisão de fundar a Congregação; 25 anos da elevação a Instituto de Direito Pontifício.

A presença da comunidade no concelho iniciou-se em 1944, destacando-se no desenvolvimento de um trabalho pastoral e de solidariedade social. O Centro D. Abílio Vaz das Neves, em homenagem ao Bispo da Diocese Bragança-Miranda que fundou a Congregação, acolhe 62 crianças e jovens do sexo feminino, com idades entre os 2 e os 21 anos, e do sexo masculino, entre os 2 e os 6 anos; O Centro de Reabilitação Profissional, único no Nordeste Transmontano, dedica-se à formação e inserção socioprofissional de vinte e oito jovens portadores de deficiência em quatro áreas.

Ainda na cidade de Macedo de Cavaleiros, a comunidade possui a Creche e Jardim de Infância Nossa Senhora de Fática, com capacidade, respetivamente, para 58 e 75 crianças. Em Lagoa, o Centro de Dia Padre Carlos Susano serve 22 utentes e presta serviço de apoio domiciliário a outras 23. Em Chacim, O Colégio Ultramarino Nossa Senhora da Paz, estabelecimento de ensino particular e cooperativo, acolhe 110 alunos, do 5º ao 9º ano.

A Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição chegaram a Balsamão em 1754 pelo venerável Frei Casimiro Wyszynski. A partir de 1960 e até 1982 funcionou o Seminário de Balsamão, por onde passaram cerca de 600 alunos da região. A partir de então os Marianos têm trabalhado na Pastoral Paroquial, na Animação Pastoral do Santuário de Balsamão, na Pastoral Juvenil, na Pastoral da Misericórdia, através de diversas publicações e a realização anual da Semana da Misericórdia, através de diversas publicações e a realização anual da Semana da Misericórdia, e no diálogo entre a Cultura e a Fé, particularmente com a realização das Jornadas Culturais de Balsamão, desde há 19 anos. Atualmente são párocos in solidum da Unidade Pastoral de Macedo de Cavaleiros e orientam a Casa da Juventude e Artes, junto à Praça das Eras, prestando um precioso serviço aos jovens, sendo também capelães da Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros.

Conteúdo fornecido por Serviço de Comunicação CM Macedo de Cavaleiros

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN