O Projeto CLDS 3G de Bragança, que tem como entidade coordenadora e executora das ações o Centro Social Paroquial Santos Mártires, promoveu o II Encontro de Carnaval que contou com a participação de 297 idosos e pessoas portadoras de deficiência, no âmbito da promoção do envelhecimento ativo, uma das atividades integradas no eixo 2 - Intervenção familiar.
 |
AIdosos de Bragança comemoraram o Carnaval |
A iniciativa decorreu na passada quarta-feira, 22 de fevereiro, na Academia dos Santos Mártires e contou com um desfile carnavalesco seguido de baile e queima do careto.
«São momentos como este que conferem, a entidades e instituições, um sentido de comunidade e união, com dinâmicas e sinergias que extrapolam o seu quotidiano» destacou Anabela Pires, coordenadora do CLDS.
O Encontro terminou com a entrega dos prémios do concurso «Carnavaliz’Arte», mais um desafio lançado pelo projeto, à sociedade civil, especificamente à população sénior, e que resultou em 13 propostas que estiveram a concurso durante uma semana.
O alvoroço que germinou, foi evidente na página de facebook do Projeto conferindo o 1º lugar ao Centro Social Paroquial de Baçal – “Careto Vaz”; Centro Social S. Pedro de Serracenos - com o “Tobias" e a Fundação Betânia com o "Chocalheiro"(2.º e 3.º lugares).
 |
Idosos de Bragança comemoraram o Carnaval |
Com cerca de 30 000 pessoas abrangidas esta iniciativa trouxe uma nova visibilidade e modo de intervenção na terceira idade.
A salientar o registo positivo dos participantes com "Fantástico! Até para o ano!".
Bruno Luís Rodrigues