![]() |
Adélia Garcia |
Né Ladeira e os Galandum Galundaina dela receberem muitos ensinamentos. Os Galandum Galundaina lamentam na sua página do facebook o seu falecimento. “Foi com tristeza que soubemos da morte desta artista que sempre esteve disponível para nos cantar e contar o que sabia e para nos ajudar na animação do festival L Burro i l Gueiteiro”, refere o o grupo lamentando esta perda que dizem ser “uma biblioteca que desapareceu”.
No caso de Né Ladeiras, uma artista também com raízes no Planalto Mirandês, recolheu dela algumas das suas canções populares. No seu terceiro álbum, intitulado "Traz os Montes", um trabalho editado no ano de 1994, a cantora incorpora uma faixa chamada a "A Fonte do Salgueirinho " onde surge a voz da tia Adélia Garcia.
Mais recentemente, o cineasta e musicólogo Tiago Pereira difundiu a nível nacional os conhecimentos e o saber popular de Adélia Garcia em projetos como “ A Música Portuguesa a Gostar dela Propria ”, ou no programa que realizou para a RTP 2 intitulado “O Povo que Ainda Canta ”.