A valência nasce na antiga escola primária da aldeia, desativada em 2007 devido à falta de alunos. As antigas salas de aulas ganham agora nova vida e utilidade. Uma forma de responder às necessidades da população e à nova realidade trazida pelo envelhecimento populacional.
O espaço onde outrora alguns dos utentes deram os primeiros passos na vida, volta a acolhê-los num projeto pensado para promoção da qualidade de vida e bem-estar dos idosos, apostando nas respostas de proximidade. Trata-se de um equipamento social que associa a componente residencial e de apoio domiciliário à do turismo. É que a infraestrutura está integrada na Rede dos Centros de Acolhimento e Apoio ao Visitante - Turismo Sénior do Sabor. Para além dos utentes permanentes está também vocacionada para receber seniores que escolham o concelho para passar umas mini-férias ou temporadas em contacto direto com a natureza.
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
Esta estrutura residencial para idosos é da responsabilidade do Centro Cultural e Social de Gebelim. A intervenção foi financiada pelo PRODER e Fundo do Baixo Sabor e contou com o apoio técnico e financeiro do Município de Alfândega da Fé. Um investimento de mais de 550 mil euros, apoiado também pela União de Freguesias de Gebelim e Soeima. A Junta de Freguesia investiu no novo equipamento cerca de 25 mil euros.
Com 8 quartos e capacidade máxima de 14 camas a Residência Sénior de Gebelim vem aumentar a resposta concelhia no campo dos serviços de apoio à terceira idade.