Barro de Bisalhães já é Património Imaterial da Unesco

Acabou de aconter. O processo de Confeção da Louça Preta de Bisalhães, em Vila Real, já está inscrito na lista do Património Cultural Imaterial, que necessita de salvaguarda urgente da Unesco.

Barro de Bisalhães já é Património Imaterial da Unesco
A decisão foi tomada há cerca de uma hora na 11.ª reunião do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, que está a decorrer em Adis Abeba, na Etiópia.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

A Câmara Municipal de Vila Real, que organizou a candidatura, já reagiu na sua página do facebook. “Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para que a candidatura do Processo de Fabrico do Barro Preto de Bisalhães fosse imaculada. Envolvemos os serviços de cultura municipais e todo um conjunto de especialistas que nos ajudaram. Estamos muito agradecidos a todos os que contribuíram para este desfecho tão positivo”.

Os responsáveis pela candidatura ainda sublinham o facto de que “a inscrição na lista do Património Cultural Imaterial que Necessita de Salvaguarda Urgente da UNESCO possibilitará ainda que façamos candidaturas a financiamento para levar ainda mais longe esta nossa missão de salvar o Barro Preto de Bisalhães”

O município disse que se tratou de um “processo complexo que demorou mais de um ano a ser completado. Este reconhecimento internacional possibilitará partilhar o conhecimento ancestral dos oleiros de Bisalhães com o mundo”, salientou fonte da autarquia à Agência LUSA.

Presente na reunião em Adis Abeba, juntamente com a Vereadora da Cultura, Eugénia Almeida e o Coordenador Técnico da Candidatura, João Ribeiro da Silva, esteve o Presidente do Município de Vila Real, Rui Santos, que se mostrou muito feliz com esta distinção de uma parte importante da cultura Vila-realense.

"Estou obviamente feliz, foi um objetivo alcançado. É um objetivo que abrangeu um conjunto de personalidades que trabalharam de forma afincada nesta candidatura. É uma vitória de todos, é uma vitória sobretudo de Bisalhães e dos seus oleiros. É uma vitória que representa uma grande alegria, mas também uma grande responsavbilidade", salienta Rui Santos num video que publicou na sua página do facebook e que pode ser visualizado aqui ao lado.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN