A este propósito no próximo dia 07 de dezembro (das 09h às 13h) irá decorrer na Assembleia da República uma ação de sensibilização para os deputados e funcionários. O objetivo é fazer com que estas pessoas possam experienciar, ainda que por momentos, os sintomas e dificuldades que os doentes de Esclerose Múltipla sofrem no seu quotidiano, partilhando essa experiência nas redes sociais.
O simulador de sintomas é um kit composto por diversos objectos: óculos que simulam a diplopia (visão turva); luvas que simulam a dificuldade em realizar pequenas operações do dia-a-dia, como apertar botões ou atacadores, e barbatanas que simulam a espasticidade e a descoordenação motora.
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
Anabela Fernandes, diretora-geral da Biogen Portugal afirma que “é importante que as pessoas percebam o real impacto da Esclerose Múltipla no quotidiano das pessoas que vivem com ela na primeira pessoa, mas também para as famílias, cuidadores e amigos.”
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crónica, muitas vezes incapacitante, que ataca o sistema nervoso central, que é composto pelo cérebro, medula espinhal e nervos óticos. Os sintomas podem ser ligeiros ou graves, variando desde formigueiros nos membros inferiores até paralesia ou perda de visão. A progressão, gravidade e sintomas específicos são imprevisíveis e variam de pessoa para pessoa.
A EM afeta cerca de 8.300 pessoas em Portugal.[ Kobelt et al. Access to Innovative treatments in MS. 2009] A Esclerose Múltipla Surto-Remissão é a forma mais comum da doença, responsável por cerca de 85% dos casos, e é caracterizada por surtos agudos com recuperação total ou parcial com acumulação de incapacidade.