13% dos portugueses consideram que o seu poder de compra baixou em 2016, valor que em 2015 se fixava nos 23%.

Em 2016, 13% dos portugueses inquiridos referem que o seu poder de compra diminuiu face ao ano anterior, um valor que em 2015 se fixava nos 23%. A percentagem de consumidores a mencionar uma diminuição do poder de compra tem vindo a baixar desde 2013, ano em que atingia os 65%.

Neste momento, a grande maioria dos consumidores (80%) sente que o seu poder de compra se manteve. De acordo com dados do Observador Cetelem, que analisou o consumo em Portugal e as intenções de compra para o Natal, apenas 3% indicam que o seu poder de compra aumentou este ano.

Questionados sobre o futuro, 76% dos consumidores esperam que o seu poder de compra se mantenha estável em 2017 e 3% afirmam mesmo que este poderá aumentar. Em relação aos consumidores que preveem perder poder de compra, estes passaram de 20% para 10% este ano, mantendo a tendência que se tem registado desde 2013.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Numa análise mais pormenorizada, verifica-se que são as mulheres (17%) e a geração entre os 55-65 anos (27%) quem mais sente a diminuição do poder de compra. É também esta última a mais pessimista em relação ao futuro: 19% perspetiva perder poder de compra em 2017.

Geograficamente, contata-se que é em Lisboa que os consumidores mais manifestam ter perdido poder de compra no último ano (20%). No Porto, apenas 5% consideram que a situação piorou face a 2015.

Este estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen, tendo sido realizados 600 inquéritos por telefone, a indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 26 e 28 de setembro de 2016. O erro máximo é de +4.0 para um intervalo de confiança de 95%.

Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 20.000 colaboradores, em 28 países e 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares intermediada através de parceiros do Retalho especializado,  concessionários automóvel e também diretamente aos clientes.   O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de concessão de Crédito Responsável.   Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem,  conta com cerca de 600 colaboradores e é uma referência no mercado de  crédito a particulares.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN