No dia em que completaria 65 anos, cerca de um ano após a sua morte, Luís Vaz vai ser homenageado em Macedo de Cavaleiros com a apresentação da exposição evocativa “Luís Vaz”, como forma de assinalar o aniversário do antigo Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e homenagear a obra e o homem que “trazia consigo o orgulho de ser Macedense”.
 |
Luís Vaz vai ser amanhã homenageado em Macedo de Cavaleiros. Foto: Arquivo Notícias do Nordeste |
Constituída por um conjunto de painéis e fotografias a exposição pretende dar a conhecer as marcas de um percurso, destacando o papel e contributo do autarca na construção do concelho de Macedo de Cavaleiros.
Luís Vaz nasceu a 5 de outubro de 1951, data simbólica, dia da implantação da República cujos valores sempre defendeu e preconizou. Daí que esta homenagem póstuma surja integrada nas comemorações do 5 de Outubro promovidas pela estrutura local do Partido Socialista. Para além da abertura da exposição e do descerramento de uma placa evocativa na sessão haverá também lugar para debater a Implantação da República e certamente muitas outra histórias e memórias sobre o homem e o político que esteve à frente dos destinos de Macedo de Cavaleiros durante 2 mandatos consecutivos (1993-2001) surgirão.
Recorde-se que para além de Presidente da Câmara Municipal, Luís Vaz destacou-se no exercício de diversos cargos e funções. Foi membro ativo do Partido Socialista onde exerceu cargos de direção, foi Presidente da Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros, membro da Assembleia Municipal e Vereador da Câmara Municipal ao longo de sucessivos mandatos, foi também Deputado da Assembleia da República.
A homenagem decorrerá a partir das 16 horas do dia 5 de outubro na sede do Partido Socialista de Macedode Cavaleiros, situada no Edifício MR.