Funcionamento em rede também na agenda das organizações sociais

Funcionamento em rede também na agenda das organizações sociais
No passado sábado realizou-se na Biblioteca Municipal de Vila Real a primeira sessão do Ciclo de Workshops “Boas Práticas Gerontológicas” subordinada ao tema “Envelhecimento Ativo e Organizações Sociais” e que contou com a participação de mais de três dezenas de técnicos e especialistas da área.

Coube à Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Dra. Eugénia Almeida, a abertura deste ciclo de workshops. A autarca considerou que o município “não podia alhear-se deste evento e desta discussão” e realçou a importância de discutir as matérias associados ao envelhecimento e às respostas que as organizações sociais têm disponíveis.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

A primeira sessão contou com a presença do  Vítor Fragoso, psicólogo e professor na Universidade Sénior Contemporânea do Porto e de Alexandra Magalhães, Diretora de Serviços do Centro Social, Recreativo e Cultural de Vilar de Maçada.

Vítor Fragoso falou sobre inteligência emocional que define como “uma força associada à obtenção de afetos positivos e experiências gratificantes que permitem a obtenção de novas formas de desenvolvimento pessoal”.

Já  Alexandra Magalhães focou a sua intervenção na ideia de que as tecnologias informáticas serão uma ferramenta obrigatória no processo de envelhecimento e demonstrou, com o apoio de dois utentes da sua instituição, de que forma o Centro Social, Recreativo e Cultural de Vilar de Maçada está a implementar conceitos na área da gerontecnologia.

Durante a discussão final, que envolveu os participantes e convidados da sessão, foi ainda debatida a questão da falta de uma rede una as organizações sociais na região. Para o Presidente da Direção da Associação Vale d’Ouro, Luís Almeida, a abordagem desta temática por representantes das organizações sociais evidenciou que o funcionamento em rede, que o próprio tem defendido como fulcral para o setor cultural e associativo na região, é também neste contexto uma necessidade identificada pelos profissionais do setor.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Sobre o evento, Luís Almeida, mostrou-se satisfeito por terem sido superadas as expectativas a todos os níveis e congratulou-se com o facto de poder contar com colaboradores e voluntários de diversas áreas na Associação Vale d’Ouro o que permite organizar atividades também na área social, como de resto é aspiração da instituição.

Este ciclo retoma-se a 19 de novembro e 3 de dezembro com sessões subordinadas aos temas “Criatividade e Empreendedorismo Social” e “Novos Seniores, novas respostas”, respetivamente.

Conteúdo fornecido por Comunicação Associação Vale d’Ouro

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN