Menos poluição e maior mobilidade: os portugueses entre os mais convencidos com os veículos do futuro

Trajetos otimizados, mobilidade mais eficiente e inclusiva e redução dos impactos negativos para o ambiente são algumas das vantagens que as viaturas conectadas e autónomas vão trazer às cidades. Mas estarão os portugueses convencidos desta realidade? 84% dos portugueses respondem afirmativamente, um valor acima da média europeia (75%). 

Estes dados fazem parte de um estudo do Observador Cetelem sobre o futuro do mercado automóvel e são agora revelados no âmbito das iniciativas da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de setembro.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Os carros conectados são já uma realidade e os condutores – e as cidades – começam a beneficiar do desenvolvimento da tecnologia automóvel. Equipados com sistemas de navegação GPS e aplicações de navegação em tempo real, como o CarPlay ou o Android Auto, já disponibilizadas por diferentes marcas de automóveis, os carros conectados permitem ao automobilista otimizar o tempo de trajeto, diminuindo os gastos do consumo e limitando as emissões poluentes. A redução do consumo de combustível (76%), a otimização do trajeto (54%) e a preocupação com o ambiente (27%) são critérios importantes para os portugueses no que diz respeito à viatura conectada, ainda que a segurança das pessoas e dos veículos seja o critério principal (78%).

Na perspetiva dos automobilistas portugueses, funcionalidades atualmente comuns como o GPS ou o computador de bordo já vieram alterar os hábitos de deslocação, especialmente em termos de tempo de percurso (87%), quilómetros percorridos (76%), número de deslocações (49%) e escolha do meio de transporte (46%).

«As expectativas são altas relativamente ao veículo conectado, que passará a autónomo num futuro próximo. A evolução da tecnologia automóvel será responsável por algo fundamental na nossa sociedade: uma mobilidade mais sustentável e inteligente. Menos tráfego, mais espaço para os peões, mais segurança e melhor ambiente. A mudança, embora gradual, está a ser bem recebida pelos portugueses, que são mesmo dos europeus mais recetivos a novas formas de mobilidade, mais económicas e ecológicas», afirma Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.

Para 84% dos portugueses, a viatura totalmente autónoma será uma realidade e 44% mostram-se interessados na utilização deste veículo sem condutor. Entre os europeus, são mesmo dos mais entusiastas em relação ao Google Car e ao Apple Car, com 61% dos inquiridos a referirem que estariam prontos para adquirir um dos dois veículos.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

A Semana Europeia da Mobilidade, que se comemora de 16 a 22 de setembro, pretende sensibilizar os consumidores para os benefícios de um correto planeamento e de uma utilização racional dos transportes, defendendo que o investimento deve ser utilizado na melhoria dos transportes em vez de servir para resolver os problemas por eles causados.

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o mês de julho de 2015, em quinze países (África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia). No total, foram questionados mais de 8.500 proprietários de uma viatura adquirida nos últimos cinco anos.

Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 20.000 colaboradores, em 28 países e 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares intermediada através de parceiros do Retalho especializado, concessionários automóvel e também diretamente aos clientes.

O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de concessão de Crédito Responsável.

Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem, conta com cerca de 600 colaboradores e é uma referência no mercado de crédito a particulares.


www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN