Jazz toca o Douro durante as vindimas

Já está no palco do Teatro de Vila Real o Festival Internacional Douro Jazz  . A13.ª edição arrancou no passado fim-de-semana com os espetáculos de Richard Galliano no Museu do Douro e no Teatro de Vila Real , mas os concertos vão continuar até ao próximo dia 8 de outubro, altura em que ocorrerá o encerramento com a Orquestra de jazz de Matosinhoo e Manuela Azevedo.

A edição deste ano traz-nos “um programa ecléctico, com artistas nacionais e internacionais, de reconhecido mérito”.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

No dia 23 Setembro, pelas 21h30, atuam Rodrigo Amado Chris Corsano  . Um saxofonista português e um baterista americano que se têm destacado com imenso sucesso na execução dos seus instrumentos. Rodrigo Amado foi nomeado pela prestigiada ‘El Intruso International Critics Poll’ (50 críticos de 18 países) como um dos cinco melhores saxofonistas tenor em atividade, enquanto Chris Corsano é um baterista de vanguardas e da improvisação livre, tendo tocado com nomes prestigiados onde se inlui, por exemplo, Björk.

O concerto do dia 24 de setembro é assegurado por Sérgio Carolino , o multifacetado e premiado tubista português que vem a Vila Real mostrar alguns dos seus inúmeros projectos musicais.

Filipe Raposo sintetiza em três universos o trabalho musical que tem vindo a desenvolver no âmbito da música tradicional, da música erudita e da música improvisada que se impõe de forma natural em todo o seu processo de criação musical. Filipe Raposo , que desenvolve um intenso trabalho como compositor, arranjador e pianista, tem colaborado com artistas como José Mário Branco, Fausto, Sérgio Godinho, Amélia Muge, Vitorino, Janita Salomé e Camané, entre muitos outros. O seu nesta edição do Douro jazz está agendado para as 21.30 horas do dia 29 de setembro.

Da Alemanha chega-nos Alexander Von Schlippenbach , figura central dos ambientes jazzisticos onde corre a pura improvisação. O pianista germânico fundou ao longo do seu percurso inúmeras bandas e trabalhou com músicos como William Breuker ou Kenny Wheeler. Dia 1 de outubro, pelas 21:30 horas é a altura certa para ouvir Alexander von Schlippenbach Trio , com o baterista Paul Lovens e o saxofonista Evan Parker, “naquele que é um dos trios de jazz mais míticos em actividade”.

Nuno Costa (Guitarra e laptop) e Óscar Graça (piano, teclados e laptop) dão corpo ao projecto ‘Filme-Concerto ’ , uma aventura artística que surge devido à paixão pelo cinema e pela composição musical que os dois músicos têm em comum. O convite para “Filme-Concerto ” é feito para o dia 4 de outubro, à mesma hora, no Teatro de Vila Real.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

O dia 6 ficou guardado para a pedagogia. “O Jazz é fixe!” reúne Fantoches, instrumentos, danças, blues e valsas. Um espetáculo lúdico onde se aprende a cantar, a improvisar e onde uma bateria pode ser feita de sacos de plástico. No meio de todo o espetáculo não se admirem se aparecer alguém a tocar saxofone com os pés.

A 13.ª edição do Festival Internacional Douro Jazz encerra no dia 8 de outubro com a Orquestra Jazz de Matosinhos   e  Manuela Azevedo . O concerto, marcado para as 21:30 horas, leva-nos a um ambiente pop, sendo a sua principal protagonista Manuela Azevedo, conhecida pela brilhante carreira como vocalista dos Clã. O repertório reúne escolhas da cantora, que percorrem alguns dos caminhos do cancioneiro norte-americano, francês, da música popular do Brasil e até dos próprios Clã.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN