Subsídio de férias: apenas 15% dos portugueses o utiliza na totalidade para as férias

Entre os portugueses que não utilizam a totalidade do subsídio de férias com as próprias férias, uma parte significativa reserva o dinheiro para poupanças (28%) e para a época do regresso às aulas (19%). 

De acordo com o Observador Cetelem, que analisou as intenções de consumo dos portugueses para os próximos meses, há também 13% dos inquiridos que recorrem ao subsídio de férias para a compra de vestuário (14%) e para o pagamento de impostos (13%).

«Se pensarmos nos custos associados ao regresso às aulas, nomeadamente a compra de livros, material escolar e vestuário, faz todo o sentido que quem tem filhos guarde parte do seu subsídio de férias para enfrentar estas despesas, que podem realmente fazer diferença no orçamento familiar. Para muitos portugueses, o subsídio de férias é também uma forma de fortalecer as suas poupanças», refere Diogo Lopes Pereira, diretor de Marketing do Cetelem.

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Para além das categorias de poupanças, regresso às aulas, vestuário e pagamento de impostos, há ainda quem utilize o que resta do subsídio para despesas do dia-a-dia (5%); amortização de créditos (5%); obras (4%) e compra de eletrodomésticos e imobiliário (1% para ambos os casos).

No total, 57% dos portugueses usam o subsídio de férias com gastos relacionados com as férias. Destes, 15% utilizam-no na totalidade, 30% utilizam uma parte significativa e 12% utilizam apenas uma pequena parte. Há ainda um número significativo de portugueses (28%) que referem não receber subsídio de férias.

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Ainda de acordo com o estudo, quem viaja para o estrangeiro tem mais tendência para gastar a totalidade do subsídio de férias (44%), comparativamente com 26% dos que o gastam na totalidade fazendo férias em Portugal. A maioria dos que preferem férias em território nacional (40%) gasta uma parte significativa do subsídio, embora não a totalidade.

Este estudo tem por base uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os géneros e com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, aos quais foi aplicado um questionário estruturado de perguntas fechadas. O inquérito foi aplicado em colaboração com a empresa de estudos de mercado Nielsen, entre os dias 13 e 18 de maio, apresentando um erro máximo de +4,0 para um intervalo de confiança de 95%.

Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 20.000 colaboradores, em 28 países e 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares intermediada através de parceiros do Retalho especializado,  concessionários automóvel e também diretamente aos clientes.

O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de concessão de Crédito Responsável.

Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem,  conta com cerca de 600 colaboradores e é uma referência no mercado de  crédito a particulares.

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