Manuais escolares: 94% preferem comprá-los novos

A maioria dos portugueses mantem a intenção de comprar livros escolares novos, com 94% dos consumidores a referir esta preferência para o ano letivo 2016/17. A procura de manuais escolares em segunda mão (19% vs 33% em 2015) ou a intenção de pedir livros emprestados (18% vs 27% em 2015) baixam consideravelmente face ao ano passado.

De acordo com o Observador Cetelem, mais de metade dos portugueses (54%) opta por comprar os livros escolares num momento diferente do restante material.

Para as famílias com filhos em idade escolar, a intenção de comprar manuais escolares novos é mais elevada, englobando 97% dos inquiridos. Entre os estudantes adultos tem vindo a aumentar o número dos que pretendem adquirir os livros em segunda mão (49%) ou pedir emprestado a amigos e familiares (51%). Esta é uma tendência que tem vindo a ser consolidada ao longo dos últimos anos, ainda que 81% também planeiem a compra de livros novos.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

«A maioria dos manuais para crianças e jovens são simultaneamente teóricos e práticos, com a resolução de exercícios no próprio manual. Isso dificulta a utilização por mais do que uma pessoa e justifica a preferência pelos livros novos. No caso dos adultos que estudam, a utilização dos livros é diferente e facilita a partilha ou o empréstimo do manual», explica Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.

Este estudo tem por base uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os géneros e com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, aos quais foi aplicado um questionário estruturado de perguntas fechadas. O inquérito foi aplicado em colaboração com a empresa de estudos de mercado Nielsen, entre os dias 13 e 18 de maio, apresentando um erro máximo de +4,0 para um intervalo de confiança de 95%.

Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 20.000 colaboradores, em 28 países e 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares intermediada através de parceiros do Retalho especializado, concessionários automóvel e também diretamente aos clientes.

O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de concessão de Crédito Responsável.

Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem, conta com cerca de 600 colaboradores e é uma referência no mercado de crédito a particulares.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN