![]() |
Presidente da República visita Trás-os-Montes |
Já da parte da manhã, o presidente vai visitar, em Santa Marta de Penaguião, uma antiga escola do tempo do Estado Novo agora transformada em habitação social. Nessa antiga escola, recuperada pela autarquia, moram agora 11 pessoas de três famílias que encontraram no antigo estabelecimento de ensino já sem utilidade o seu abrigo.
PUB
Depois do almoço ruma até Sabrosa onde irá inaugurar o Espaço Miguel Torga, um edifício do arquiteto Souto Moura. Preparado para receber o chefe de Estado está o grupo Mátria, um projeto que pretende transformar os “Contos da Montanha” daquele escritor numa ópera colaborativa que envolve a população de diversas localidades da região duriense.
Pelas 17:00, a comitiva presidencial chega a Boticas para inaugurar um lar da Santa Casa de Misericórdia. Depois ruma para Chaves, onde visita o Regimento de Infantaria de Chaves e, posteriormente, inaugurarará o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, também na cidade Chaves. E assim termina o primeiro dia da vista de Marcelo à região transmontana.