“Douro Generation” faz a festa cultural da região vinhateira do Douro

Está aí uma nova associação de desenvolvimento regional e sem fins lucrativos cujo principal objetivo é promover, preservar e valorizar a região do Douro. Para tal, a “Douro Generation”, assim se designa esta associação, cria projetos ou associa-se a projetos já em movimento para tornarem a região duriense mais atrativa e valorizada por ações de âmbito cultural.

Vila Real
A Douro Generation tem em funcionamento  projetos como, por exemplo, o “Douro Em Movimento - Aldeias Com Vida” que engloba ciclos de artes e música que acabam por complementar a agenda cultural de Vila Real, cidade que neste momento é a capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

No caso particular do “ Douro Em Movimento - Aldeias Com Vida”, a associação “Douro Generation” faz questão de referir que é um projeto desenvolvido em parceria com a rede de Aldeias Vinhateiras, tratando-se de uma iniciativa de desenvolvimento baseado na intervenção cultural, económica e na cooperação.

Na área cultural, desenvolvem "ciclos de música, literatura e artes performativas, atividades culturais nas aldeias vinhateiras e, sempre que possível, com o envolvimento das populações”, refere fonte da associação.

Estes são projetos colaborativos onde as autarquias desempenham papeis cruciais nas parcerias que são geradas, de forma a que a partir da arte e da cultura se acrescente valor à oferta turística regional.

A associação sublinha também o papel desempenhado na área socioeconómica, onde, dizem, “divulgamos os produtos endógenos, no país e no estrangeiro e nomeadamente nos EUA, Europa e Ásia, ao mesmo tempo que promovemos a capacitação de agentes locais dos concelhos da rede de aldeias vinhateiras”.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Na área da cooperação a Douro Generation está a construir uma rede internacional capaz de unir o Douro a outros patrimónios classificados pela UNESCO. “O objetivo é a partilha de experiências e saberes, visando um trabalho em rede que promova os produtos e particularidades de cada região”, salientam.

A “Douro Vintage Fest” é um outro projeto cultural que atualmente está em curso e que aglutina o que de melhor se faz na música, nas artes performativas e no universo multimédia. O projeto já está no Douro, em espaços fechados ou ao ar livre, nas Aldeias Vinhateiras e em Vila Real. O Douro Vintage Fest vai prolongar-se por todo o verão, oferecendo à população local e aos turistas momentos que se pretendem inesquecíveis.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN