Já as idas ao cinema, ao teatro ou a museus são menos apelativas para os seniores portugueses. Apenas 3% afirma realizar uma destas atividades culturais por semana, revela o mais recente Observador Cetelem do Consumo.
Gerações mais jovens mais adeptas da cultura
Os portugueses com menos de 50 anos destacam-se no contexto europeu como dos mais assíduos e adeptos da oferta cultural, que frequentam pelo menos uma vez por mês (48%). Apesar da média europeia ser 47%, os portugueses são ultrapassados apenas pelos italianos (61%) e pelos espanhóis (55%).
Relativamente aos seniores, “muitos não aderem a mais atividades culturais por considerarem que poderão ter custos associados, como o transporte ou a entrada, ou por não terem conhecimento da sua existência. Aumentar e melhorar a qualidade da informação relativa a eventos e entretenimento, a nível local, poderia levar mais seniores a interessarem-se por este tipo de ofertas», refere Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.
Caminhada e desporto são atividades comuns
A caminhada revela-se a atividade física de eleição para os seniores portugueses, cuja maioria (22%) opta por realizar durante mais de 8 horas por semana, o valor mais elevado da Europa. Somente 6% dos seniores portugueses afirma não realizar caminhadas. A prática de outras atividades desportivas ocupa, pelo menos uma vez por semana, 36% dos portugueses com mais de 50 anos. Embora não se destaquem como os franceses (47%), os espanhóis (46%) ou os italianos (43%), os portugueses estão a meio da tabela no que diz respeito ao desporto no geral.
Relativamente às restantes atividades, que realizam pelo menos uma vez por semana, os seniores portugueses passam o tempo maioritariamente com a família (60%) e com amigos (45%), revelando ser dos europeus mais sociáveis. Atividades manuais, como jardinagem ou bricolagem ( 28%), colaboração com associações sociais (13%) e atividades artísticas como música ou pintura (10%) são outras formas de ocupação procuradas pelos portugueses.
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 20.000 colaboradores, em 28 países e 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares intermediada através de parceiros do Retalho especializado, concessionários automóvel e também diretamente aos clientes.
O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de concessão de Crédito Responsável.
Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem, conta com cerca de 600 colaboradores e é uma referencia no mercado de crédito a particulares.