O que fazem os portugueses pela educação financeira dos filhos?

Menos de metade dos portugueses declaram estar preocupados com a educação financeira dos seus filhos (48%). Conclusão de um inquérito Cetelem sobre literacia financeira, que constatou ainda que 13% dos indivíduos afirmam nada fazer para ensinar os mais jovens a lidar com o dinheiro.

Questionados sobre as ações desempenhadas para educar financeiramente os filhos, 31% dos portugueses declaram explicar os conceitos no dia-a-dia. Ler livros (7%), fazer jogos (4%) e assistir a programas de televisão e/ou rádio (1%) relacionados com o tema são outras das atividades realizadas pelos pais, embora em menor percentagem.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

«A maioria dos pais não parecem ainda sensibilizados para a importância da educação financeira dos filhos. E, no entanto, sabemos que quanto mais cedo as crianças aprenderem a lidar com os conceitos financeiros, mais preparados estarão no futuro para tomar decisões de forma consciente e responsável. Pais, escolas e instituições financeiras devem trabalhar em conjunto para apoiar a formação dos mais jovens e dotá-los desde cedo de conhecimentos de gestão de dinheiro e de poupança», declara Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.

Para incentivar a educação financeira dos filhos, os pais dispõem de cada vez mais ferramentas com informações práticas, como dicas de gestão e de poupança, que facilmente podem ser aplicadas no dia-a-dia e transmitidas aos mais jovens. É o caso do Notas em Dia (www.notasemdia.pt), um portal que quer precisamente melhorar os níveis de literacia das famílias portuguesas e onde os pais podem encontrar uma série de conteúdos úteis relacionados com a gestão orçamental.

[post_ad]
O estudo Cetelem sobre a Literacia Financeira foi realizado entre os dias 16 e 19 de fevereiro em colaboração com a Nielsen, através de 500 entrevistas telefónicas a portugueses de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, residentes em Portugal. O erro máximo é de +4.4 para um intervalo de confiança de 95%.

Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 28.000 colaboradores, em 30 países e em 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares via ponto de venda (lojas, concessionários automóvel) e por via direta aos seus clientes: Internet e telefone.

O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de Crédito Responsável.

Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem. Com cerca de 600 colaboradores esta nova entidade posiciona-se como líder de mercado em Portugal no crédito a particulares.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica 2025 Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN