Festival Jardins Nómadas faz florir Mirandela durante esta semana

O XIII Festival Jardins Nómadas promete mais uma vez trazer um singular colorido às ruas de Mirandela, que esta quarta-feira, 25 de maio, também tem as habituais comemorações do Dia da Cidade.


Composto pelo desfile de mais de uma centena de carretas floridas, o XIII Festival Jardins Nómadas arranca já amanhã, terça-feira, 24 de maio, e mais uma vez vai fazer deslizar uma enorme paleta de cores e aromas pela cidade.

Envolvendo a comunidade educativa e transportados pelas crianças das escolas e jardins-de-infância devidamente trajadas, bem como pelos utentes da APPACDM e jardineiros do município, as mais de uma centena de carretas floridas têm encontro marcado para o Estádio São Sebastião (09h30) e ao som e tom da ESPROARTE -- Escola Profissional de Arte de Mirandela que recentemente venceu a V Mostra Musical do Eixo Atlântico – desfilam animada e harmoniosamente pela Rua da República até à Ponte Velha (10h00).

Tão deslumbrantes obras de arte que dão corpo ao XIII Festival Jardins Nómadas não acabam amanhã no dia do desfile. Ao longo dos próximos meses ainda é possível admirá-las, umas vezes espalhadas, outras mais concentradas, mas sempre nas ruas de Mirandela, expostas e disponíveis para os olhares de quem não se cansa de as admirar, colorindo a cidade num complemento perfeito com a paisagem urbana favorecida pelo rio Tua.

Dia da Cidade
E é neste cenário único que Mirandela se prepara para mais uma vez evocar o Dia da Cidade, que este ano também distingue um dos seus mais ilustres filhos da terra – o Professor Doutor João Alberto Sobrinho Teixeira, ilustre mirandelense, defensor acérrimo de Mirandela e Trás-os-Montes, Presidente do Instituto Politécnico de Bragança e grande impulsionador do ensino superior e investigação científica na região.

Mas nesta data em que se evoca a atribuição da carta de foral pelo Rei D. Afonso III no ano de 1250 há muitos outros momentos marcantes e cheios de significado para os mirandelenses, como o aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários e Cruz Amarela de Mirandela ou a apresentação da obra “Transmontanos e os Bombos Imortais”, de Armando Figueiredo Sarmento, e a exposição de livros de autores transmontanos pertencente ao Fundo Local da Biblioteca Municipal Sarmento Pimentel.

Completam o programa evocativo do Dia da Cidade a atuação da Tuna Masculina da EsACT - IN´Vinus Tuna, pelas ruas de Mirandela, o concerto de homenagem aos alunos da ESPROARTE, no Palácio dos Távoras, bem como a sessão de zumba que porá Mirandela a Mexer no Parque Dr. José Gama.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN