PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
Este foi também um dos principais motivos que levou a Assembleia Municipal de Alfândega da Fé a deliberar sobre a alteração da data do Feriado Municipal. Até 2015 a efeméride foi celebrada a 29 de junho, data que corresponde apenas ao orago da Paróquia da Vila, tendo as restantes Paróquias o seu próprio orago. Esta data foi definida em 1978, numa época em que quase todos os municípios o fizeram,
[post_ad]
mais por “moda” do que por reflexão sobre a razão de ser de um Feriado Municipal.
Com esta alteração pretendeu-se conferir a esta celebração um caráter mais concelhio e mobilizador de toda a comunidade. Pretende-se assim, promover a identificação de todos e todas os alfandeguenses com o dia do concelho, celebrando a data que o viu nascer e conferindo importância e significado acrescido às comemorações.
Alfândega da Fé vai, assim, estar em festa no fim-de-semana de 7 e 8 de maio. Do programa constam a realização de Mercadinho de Produtos Locais, nas instalações da Associação Industrial e Comercial de Alfândega da Fé e um jantar concerto com o popular artista Toy.
A 8 de maio destaque para a leitura encenada da Carta de Foral de D. Dinis, para a atribuição de distinções honoríficas aos Bombeiros Voluntários de Alfândega da Fé e apresentação do livro “Roteiro Documental do Arquivo Histórico Municipal de Alfândega da Fé”, de Francisco José Lopes. As comemorações encerram com um concerto musical que conta com a participação Grupo de Concertinas de Sambade e dos Grupos de Cantares de Alfândega da Fé e de Sambade.