[post_ad]
A figura central da Feira Medieval é o
Rei D. Dinis e o tema desta edição “D.
Dinis, Poeta e Trovador”, sendo as
várias teatralizações sobre as cantigas
de amigo, amor e escárnio e maldizer
escritas pelo monarca. A cultura foi um
dos seus interesses pessoais. D. Dinis
não só apreciava literatura, como, foi
ele próprio, um poeta notabilíssimo e
um dos maiores e mais fecundos trovadores do seu tempo.D. Dinis foi também importante porque deu continuidade a medidas importantes para afirmação da autoridade do rei, com a construção de castelos, o incentivo ao povoamento e à exploração económica de algumas regiões, tendo sempre durante o seu reinado uma atenção especial para com o concelho de Torre de Moncorvo.
PUB
"Convidamos a população em geral e as pessoas que nos visitam a participar neste iniciativa, deixando-se levar pelo ambiente vivido dentro das portas desta vila medieval e entrando em plena idade média, fazendo compras nos mercadores e artesãos existentes, usufruindo das tabernas e locais de repasto e assistindo às várias recriações históricas das quais destacamos o assalto ao castelo, os cortejos de chegada e partida do Rei D. Dinis, as oficinas do velho ofício, as concessões régias aos moradores de Moncorvo, o treino dos cavaleiros, a audiência geral dos povos e os vários acampamentos existentes", refere uma nota de imprensa da autarquia.
Destaque também para a animação de rua com mendigos, ciganas, magos, bobos da corte, malabaristas e cuspidores de fogo. Decorrerão também rixas entre grupos rivais, haverá saltimbancos e menestréis, trovas, folguedos, demonstração de armas e músicas e danças medievais.
De grande importância económica e turística para o concelho além do incremento da economia local o evento trás a Torre de Moncorvo muitos visitantes.
