A concessão de exploração mineira de Torre de Moncorvo pode ser uma realidade em curto ou médio prazo. O Ministério de Economia deu parecer favorável à Declaração de Impacto Ambiental (DIA) e a proposta de exploração já se encontra a ser "instruída" pela Direção-Geral de Energia e Geologia.
 |
Retoma da exploração mineira de Moncorvo já tem Declaração de Impacto Ambiental favorável condicionada |
A informação é avançada pela agência Lusa, que cita uma nota de imprensa enviada pelo ministério tutelado por Manuel Caldeira Cabral.
Neste momento está a ser elaborada uma proposta de concessão e exploração, mas ainda nada se sabe sobre o desfecho ou o rumo que poderá tomar a referida proposta.
O projecto de retoma da antiga exploração mineira tem neste momento uma DIA aprovada de "forma condicionada", e segundo os responsáveis pela tutela do ambiente estão “ acautelado os valores ambientais e de qualidade de vida das populações locais em matéria ambiental”.
"Este é um projecto que se reveste de especial relevância, pois é gerador de emprego e desenvolvimento social para a economia regional e nacional", refere-se na nota de imprensa citada pela agência Lusa.
Também Nuno Gonçalves, presidente da câmara de Torre de Moncorvo (PSD), aguarda com "elevada" expectativa pelo desfecho de todo o processo, concordando que o mesmo é vital para o desenvolvendo local, regional e nacional.