Internacionalizar com uma jogada certeira

Um colectivo de ilustradores, do qual fazem parte dois designers vila-realenses, desenvolveu um jogo que pretende animar os serões entre amigos e familiares. “Bota Abaixo” é um jogo de cartas ilustrado que tem revolucionado o mercado nacional dos drinking games e que, agora, se prepara para conquistar públicos internacionais. 

Internacionalizar com uma jogada certeira 
Para isso, está a decorrer uma campanha de crowdfunding, até dia 25 de Janeiro, onde se pretende alcançar a verba necessária para suportar os custos de uma versão deluxe que será posta à venda no estrangeiro.

Esgotada a primeira edição de mil exemplares, os mentores do “Bota Abaixo” preparam a segunda edição que pretende internacionalizar o projecto, alcançando os mercados espanhol, inglês e americano. “Queremos, ainda, adicionar novas regras e novos ilustradores ao jogo para conseguirmos cartas especiais. Estas alterações estarão presentes apenas na próxima edição, o que vai torná-la única e coleccionável”, acrescenta Eduardo Porto, um dos elementos do colectivo de artistas que criou o “Bota Abaixo”.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

O “Bota Baixo” é um jogo de reunião de amigos e familiares, em torno de uma mesa, onde se cruzam gargalhadas e se eternizam momentos de convívio. “O objectivo do jogo passa por reavivar e alegrar os serões, fazendo com que as pessoas se voltem a encontrar e convivam alegremente sem as distracções das novas tecnologias. Queremos contribuir para que se quebre o gelo nos convívios mais enfadonhos e que se promova a comunicação entre todos os jogadores, num ambiente de boa disposição”, revelam os promotores.

Com formação em Artes Plásticas, Design Gráfico e Design Industrial, os quatro jovens ilustradores aperceberam-se de uma lacuna no mercado dos jogos que podia ser uma oportunidade de negócio. “Depois de constatarmos que existem jogos como o Ring of Fire ou o Kings  [jogados com o tradicional baralho de cartas], acreditámos que seria possível criar uma adaptação com características próprias, ou seja, que fosse user friendly e que se apresentasse com uma identidade singular apoiada por ilustrações de autor”, explicam. Para que a próxima edição do “Bota Abaixo” chegue às mãos dos jogadores, é necessário garantir um valor que ronda os 2.650 euros. Por isso, decorre até ao dia 25 de Janeiro uma campanha de crowdfunding para ajudar a suportar os custos de uma versão deluxe. Entre outras coisas, o “Bota Abaixo” terá novas cartas, plasticizadas, acomodadas numa embalagem mais resistente e prática, com um grafismo renovado. Quem apoiar o projecto, receberá o novo baralho por apenas 10 euros. O projecto pode ser consultado aqui.

As regras do jogo

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

O “Bota Abaixo” pode ser jogado com, pelo menos, dois jogadores, não havendo limite máximo de participantes. Para começar, o baralho de 56 cartas deve ser espalhado aleatoriamente sobre uma superfície com o verso voltado para cima. Depois, cada jogador retira, à vez, uma carta do baralho que ditará uma acção para si ou para os seus oponentes.

No fim de cada ronda, a carta deve ser descartada, excepção feita às cartas de WC e de Imunidade que podem ser guardadas para mais tarde. O jogo termina quando todas as cartas forem descartadas.

Há ainda a possibilidade de os jogadores recorrerem a um modo de jogo em que competem para aguentar o máximo de tempo com bebida nos seus copos. Se assim for, todos os jogadores devem começar com a mesma quantidade de bebida e vão sendo eliminados à medida que os seus copos se esvaziam.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN