No mês de dezembro, verificou-se um aumento de 16,1% por cento no número médio de hóspedes em unidades hoteleiras da cidade de Bragança, comparativamente ao período homólogo e uma variação de 31,26% quando comparado com o mês de dezembro de 2013.
A segunda edição de Bragança Terra Natal e de Sonhos fica, assim, marcada por números positivos:. Cerca de 3.698 pessoas participaram na construção da maior árvore de Natal humana iluminada, na Praça do Município; 17.439 patinadores estiveram na Pista de Gelo e mais de 60 mil pessoas passaram pela Praça Camões, onde encontravam o Mercado de Natal, a Casa do Pai Natal, o Comboio para crianças, a árvore de Natal e a Pista de Gelo.
Promovido pelo Município de Bragança, União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, ACISB - Associação Comercial, Indústria e Serviços de Bragança, NERBA – Núcleo Empresarial de Bragança e Unidade Pastoral Senhora das Graças, este projeto, que decorreu de 1 de dezembro de 2015 a 6 de janeiro de 2016, envolveu a comunidade e os agentes locais, elevando o orgulho e o sentimento de pertença dos brigantinos.
No dia 9 de dezembro, o momento alto de Bragança Terra Natal e de Sonhos, 3.698 cidadãos participaram na construção da maior árvore de Natal humana iluminada, na Praça do Município, para registo no Guinness World Records.
Na Praça Camões, local de passagem, a Pista de Gelo fez, diariamente, as delícias de pequenos e graúdos, que aproveitaram para visitar, também, a Casa do Pai Natal, o Comboio para crianças e o mercado de Natal.
• 3.698 pessoas na construção da maior árvore de Natal humana iluminada, na Praça do Município, para registo no Guinness World Records;
• 17.439 patinadores na Pista de Gelo;
• + de 60 mil pessoas passaram pela Praça Camões;
• + de 110 Pais Natal na iniciativa Bragança a Pedalar;
• 14 bancas na Banca de Natal;
• 75 montras participaram no Concurso Montras de Natal;
• Aumento de 25,3% na taxa de utilização do parque de estacionamento da Praça Camões;
• Mais 16,1% no número médio de hóspedes em unidades hoteleiras da cidade de Bragança.
Os presépios ao vivo, com miniaturas (da autoria do brigantino José Santana) e em tamanho real, embelezaram, ainda mais, a cidade de Bragança, envolvendo todos no espírito natalício.
Também as iluminações e música de natal que foi instalada criou outro brilho e atmosfera na cidade.
Os concertos de Natal que ocorreram em diversos locais do concelho de Bragança (Teatro Municipal de Bragança, Mercado Municipal de Bragança e Igrejas), registaram uma significativa afluência de público.
O concurso “Montras de Natal” teve uma significativa participação, com 75 montras a concurso (+ 15 que no ano anterior).
Oficinas para os mais pequenos, ações solidárias, Feiras, Festas dos Rapazes e de Reis e muito mais, proporcionaram momentos únicos de magia.
Bragança, Terra Natal e de Sonhos contou com o apoio das seguintes entidades: Polícia de Segurança Pública, Bombeiros Voluntários de Bragança, Bombeiros Voluntários de Izeda, Fundação Rei Afonso Henriques, Centro Ciência Viva, Escolas e Agrupamentos de Escolas de Bragança, Fundação “os Nossos Livros” - Conservatório de Música e Dança de Bragança, Associação Coral Brigantino N. Sra. das Graças, Associação Académica do IPB, Associações de Estudantes do IPB, Associações de Estudantes dos Agrupamentos de Escolas, Real Tuna Universitária de Bragança, Tôna Tuna, RAUSS Tuna, Associação dos Amigos do Campo Redondo, Associação Team Giant, Velo Clube de Bragança, Associação Regional de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança, Escola de Futsal Arnaldo Pereira, José Santana e Cristiana Morais.