"Tri-Vicente": Filandorra com três peças de Gil Vicente para "palcos" das escolas

Depois de ter estreado na passada sexta-feira em Vinhais, resultado de um cúmulo artístico neste Concelho, a Farsa de Inês Pereira de Gil Vicente, a Filandorra vai dedicar a semana ao autor com a apresentação para escolas dos espectáculos Auto da Barca do Inferno e Auto da Índia.

"Tri Vicente": Filandorra com três peças de Gil Vicente para "palcos" das escolas
Assim, é já hoje que a Companhia apresenta no Fórum XXI do Marco de Canaveses o Auto da Barca do Inferno para os alunos do Agrupamento de Escolas daquele concelho, com duas sessões agendadas para as 11h00 e 14h30, e na quarta-feira para os alunos de Castelo de Paiva, pelas 14h30 no Auditório Municipal.

A deslocação a estas localidades surgiu do contacto dos Agrupamentos de Escolas/Departamento de Português que reconhecem a importância da ida ao teatro como factor motivador ao estudo da obra vicentina. Lembre-se que se trata de um texto de leitura obrigatória na Disciplina de Português do 9º ano, que a Filandorra mantém em reportório há largos anos numa aposta contínua de formação de novos públicos para o teatro e que pretende ser uma “aula viva” sobre o autor e a obra. Em palco a galeria de personagens vicentinas apresentam-se ao público numa encenação actualizada que recorre aos ícones modernos para mostrar aos alunos a actualidade e intemporalidade de Gil Vicente.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Nos dias 03 e 04 de Dezembro, a Filandorra apresenta-se no Teatro de Vila Real com o espectáculo Auto da Índia também para as Escolas, com sessões agendadas para as 14h30 do dia 03 de Dezembro e no dia 04 de Dezembro às 10h30 e 14h30. Ainda neste dia mas pelas 22h00 está agendado uma representação para o público em geral. Esta farsa vicentina sobre os descobrimentos é texto dramático opcional do Programa de Português do 9º ano do Ensino Básico. Com poemas de Camões e Fernando Pessoa a encenação do Auto da Índia é distribuída por pedaços de uma nau que Gil Vicente ”habilmente” expôs perante a Rainha Dona Leonor, mostrando “as borras do império”.

A Filandorra apresenta agora no seu Reportório três peças fundamentais de Gil Vicente, Farsa de Inês Pereira, Auto da Barca do Inferno e Auto da Índia, proporcionando aos alunos do 9º e 10º anos uma ferramenta de estudo sobre o autor e a obra e em palco situa os contextos social, histórico e cultural no qual foram escritas.

Este TRI-VICENTE, em jeito de “aulas vivas”, é uma opção artística da Companhia em acompanhar as novas metas curriculares da disciplina de Português, garantindo assim o propósito de formar novos públicos para o teatro e corresponder às expectativas das Escolas no ensino da Língua e Cultura Portuguesas, bem como divulgar a dramaturgia nacional junto dos públicos do interior.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN