É habitual neste período de passagem de ano a região transmontana receber um significativo número de pessoas, que se deslocam até aqui para usufruir da pacatez e do ambiente natural que este território proporciona. Nesta altura é costume esgotar-se a lotação das unidades hoteleiras, sobretudo as casas rurais e o turismo de habitação que se situam nas proximidades dos parques naturais.
 |
Noite de passagem de ano pode ter neve em locais acima dos 1200/1400 metros de altitude |
Este ano todos aqueles que se deslocarem até Trás-os-Montes para fazerem a entrada num novo ano poderão ser brindados com um cenário de neve.
A noite de passagem de ano deverá ser fria, sem chuva, e com neve acima dos 1200/1400 metros de altitude, disse a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Madalena Rodrigues, citada pela Agência Lusa.
Segundo o IPMA, irá passar pelo território português uma uma superfície frontal, que dará origem a precipitação. “Esta precipitação pode ser por vezes forte no Minho e no Douro litoral. Após a passagem da superfície frontal, o tempo começa a melhorar. Ainda vamos ter alguns aguaceiros, que vão diminuir de frequência nas regiões do norte e centro até ao final da manhã de quinta-feira”, explicou.
A partir da tarde de quinta-feira, salientou Madalena Rodrigues, não se prevê precipitação, situação que deverá manter-se até ao início da tarde do primeiro dia de 2016.
De acordo com a especialista, prevê-se na quinta-feira uma descida da temperatura mínima nas regiões do norte e centro e da máxima em todo o território do continente.
“No dia de Ano Novo estamos a prever apenas uma descida da temperatura mínima. Estamos a prever temperaturas mínimas no interior de 3/4 graus e de um grau negativo em Bragança e nas Penhas Douradas”, disse.
Segundo a meteorologista Madalena Rodrigues “a neve, deverá cair nas regiões do norte e centro acima dos 1200/1400 metros durante o dia de hoje e no final do dia”.