UTAD promove Workshop para combate à vespa asiática

A universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), promove no próximo dia 5 de dezembro um workshop destinado a combater a vespa asiática.

UTAD promove Workshop para combate à vespa asiática
“A Vespa velutina, vulgarmente conhecida por Vespa asiática, é uma espécie invasora que entrou em Portugal em 2011 e que paulatinamente se tem vindo a instalar na região de Trás-os-Montes. Esta vespa tem provocado elevados prejuízos no sector apícola em resultado da predação que efectua sobre as abelhas. Actualmente ocupa já uma vasta área, tendo sido detectados os primeiros exemplares em Vila Real no corrente ano.  Por esse motivo, a universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), promove no próximo dia 5 de dezembro um workshop destinado a combater a vespa asiática.

Investigadores da UTAD confirmaram, recentemente, a presença de Vespa velutina na região de Vila Real.

“No decorrer de trabalhos no apiário da UTAD, um aluno de mestrado capturou dois exemplares de vespa e, após observação, confirmou-se que se tratava de vespa asiática, uma rainha e uma obreira mais concretamente. Não há dúvida sobre a presença desta espécie em Vila Real, à semelhança de outros locais na região norte do país”, afirma o investigador especialista em apicultura da UTAD, Paulo Russo Almeida, citado pelo site de notícias da universidade transmontana.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

A presença da espécie invasora está a preocupar os responsáveis, pelo que os mesmos pretendem uma mobilização de apicultores e entidades no domínio da actividade para combater de forma mais concertada esta praga que tem causado avultados prejuízos no sector.

“Dada a acção destrutiva que esta espécie exerce sobre as colmeias de abelhas melíferas, e o perigo que pode constituir para a saúde pública, o que suscita preocupação a apicultores, investigadores, técnicos, agentes da Protecção Civil, pensámos que a melhor forma agir seria dar formação sobre estratégias de combate”, sublinha Paulo Russo.

O workshop a realizar no próximo dia 5 de dezembro na UTAD pretende informar todos os interessados sobre o perigo que constitui esta espécie e concertar acções que visem o seu combate, dirigindo-se por isso a apicultores, técnicos apícolas, dirigentes associativos, entidades da Protecção Civil e público em geral.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN