![]() |
UTAD promove Workshop para combate à vespa asiática |
Investigadores da UTAD confirmaram, recentemente, a presença de Vespa velutina na região de Vila Real.
“No decorrer de trabalhos no apiário da UTAD, um aluno de mestrado capturou dois exemplares de vespa e, após observação, confirmou-se que se tratava de vespa asiática, uma rainha e uma obreira mais concretamente. Não há dúvida sobre a presença desta espécie em Vila Real, à semelhança de outros locais na região norte do país”, afirma o investigador especialista em apicultura da UTAD, Paulo Russo Almeida, citado pelo site de notícias da universidade transmontana.
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
“Dada a acção destrutiva que esta espécie exerce sobre as colmeias de abelhas melíferas, e o perigo que pode constituir para a saúde pública, o que suscita preocupação a apicultores, investigadores, técnicos, agentes da Protecção Civil, pensámos que a melhor forma agir seria dar formação sobre estratégias de combate”, sublinha Paulo Russo.
O workshop a realizar no próximo dia 5 de dezembro na UTAD pretende informar todos os interessados sobre o perigo que constitui esta espécie e concertar acções que visem o seu combate, dirigindo-se por isso a apicultores, técnicos apícolas, dirigentes associativos, entidades da Protecção Civil e público em geral.