Município adere a programa nacional de prevenção da Diabetes

O Município de Macedo de Cavaleiros vai aderir ao projeto “Não à Diabetes” desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Associação Nacional de Municípios Portugueses. 

A novidade foi avançada pelo Presidente da Câmara Municipal, Duarte Moreno, na intervenção que fez na abertura do seminário realizado este sábado, no Centro Cultural, no âmbito do Dia Mundial da Diabetes.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Destacando o “modo silencioso como a doença se manifesta”, Duarte Moreno referiu que “todos têm um papel a desempenhar. E numa cidade que pensa nas pessoas e no bem-estar, Macedo de Cavaleiros assume a ligação à iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian.” O autarca evidencia o papel “que tem vindo a ser desempenhado pela ADDB e pelas redes colaborativas que têm sido constituídas entre as diferentes instituições, trabalho que deve ser também fomentado com este novo projeto.”

“Não à Diabetes” pretende suster o crescimento da incidência da diabetes, assumindo a meta ambiciosa de evitar 50.000 novos casos em 5 anos e 75.000 em 10 anos, procurando avaliar 1.600.000 pessoas, em todo o país, em relação ao risco de desenvolver diabetes.

A Diabetes é considerada pela organização Mundial de Saúde como pandemia do Século XXI, que prevê que, nos próximos 20 anos, mais de 20% da população mundial possa ser atingida. Em Portugal, estão identificados mais de 1 milhão de pessoas com diabetes e 2 milhões pré-diabetes.

Nélio Pimentel

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN