Geopark Terras de Cavaleiros é UNESCO

Já era parte das Redes Europeia e Global de Geoparques desde de setembro de 2014. As Redes de Geoparques já trabalhavam sob patrocínio da UNESCO. Agora, é oficial: A UNESCO reconhece os Geoparques como área do seu trabalho, através do “Programa Mundial de Geociências e Geoparques da UNESCO – IGGP”.

O alcance desta notícia é tão mais importante quanto toda a natureza da ação da UNESCO nas áreas da proteção e valorização do património e do desenvolvimento dos territórios. O programa das Geociências e dos Geoparques é colocado ao mesmo nível dos conhecidos programas de Património da Humanidade ou Reserva da Biosfera. Ou seja, os territórios Geoparques, tal como o é o concelho de Macedo de Cavaleiros (Geopark Terras de Cavaleiros), passam a ter uma classificação ao mesmo nível de importância dos territórios ou áreas designadas como Património da Humanidade, por exemplo.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

A criação do “Programa Mundial de Geociências e Geoparques da UNESCO – IGGP” foi oficializada esta terça-feira na Conferência anual da UNESCO, que decorre em Paris, este ano no âmbito do 70º aniversário da organização. Momento bem assinalado em Lisboa, onde, há mesma hora, decorria a iniciativa do “Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento”, promovida pela Comissão Nacional da UNESCO e da Agência Nacional para a Cultural Científica e Tecnológica - Ciência Viva, com a participação do Geopark Terras de Cavaleiros.

O concelho de Macedo de Cavaleiros é agora, oficialmente, detentor de duas classificações da UNESCO: a da Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica, tendo em conta a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, e todo o seu território de quase 700 km2 , pelo Geopark Terras de Cavaleiros.

Nélio Pimentel

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN