![]() |
Buraco de Ozono |
A camada de Ozono absorve 99% dos raios ultra violeta (UV´s). O buraco do Ozono corresponde à região onde os níveis de Ozono são muito baixos. A sua destruição, aumenta a entrada dos raios UV na atmosfera causando grandes problemas, como cancro da pele. Cada ano, entre 2 e 3 milhões de novos casos de cancro da pele é diagnosticado em todo o mundo. Daí a sua importância.
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
E o buraco de Ozono ainda existe? Sim, na Antártida o buraco do Ozono aparece no inicio da Primavera Austral (Setembro-Outubro), e está previsto para continuar a aparecer por muitas mais décadas. Daí que sempre que vou numa expedição à Antártida, o uso de protetor solar é tão importante. O buraco de Ozono também pode aparecer no Ártico, mas é normalmente num período muito mais reduzido, e cobrindo uma área muito menor, do que na Antártida.
E tudo está feito? não, nem tudo está feito. A ameaça à camada do ozono voltou à agenda ambiental mundial recentemente, sendo necessário reforçar o esforço internacional, que restrinja a produção e a utilização de produtos químicos que cause danos à camada de Ozono, que proteja a Terra das irradiações ultravioletas do Sol. É necessário assegurar a proteção do não uso dos CFC´s (ou de outros gases nocivos à camada de Ozono), da monitorização de Ozono e manter a atenção dos decisores políticos para todos os restantes desafios associados à proteção da camada de Ozono.
Conclusão: O que fizemos para retificar a Camada de Ozono como Humanidade foi um exemplo, e estamos no bom caminho, mas não se esqueça do protetor solar no próximo Verão pois ainda existe muito trabalho a fazer!
José Xavier
Conteúdo fornecido por Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva