![]() |
Pedro Teixeira |
Na obra, que será apresentada amanhã, dia 24, pelas 21h, na Biblioteca Municipal de Bragança, Pedro Teixeira alerta para o facto de não haver, na história recente portuguesa, nenhum fenómeno migratório tão intenso como o que se viveu entre 2011 e 2014, com um total de 485 mil novos emigrantes. Esta realidade vem sustentar a ideia de que Portugal enfrenta a “tempestade demográfica perfeita”, com baixa natalidade, envelhecimento populacional e saldo migratório negativo.
Pedro Teixeira, nascido em Bragança, destaca alguns aspectos que podem influenciar o decréscimo populacional nos anos vindouros. “O Instituto Nacional de Estatística (INE) estimou que, em 2013, a população portuguesa contava com 10,46 milhões de habitantes.
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
Para além da perda efectiva de habitantes, há ainda que equacionar as consequências económicas e sociais deste novo êxodo português. Segundo o autor, a sustentabilidade e a competitividade de Portugal estão a ser fortemente afectadas pela emigração massiva, qualificada e sem precedentes, que provoca a perda de centenas de milhares de jovens com capacidade produtiva elevada, bem como um retorno negativo do forte investimento efectuado, por Portugal, na educação da sua geração mais qualificada de sempre.
![]() |
Capa do livro |
O autor de “Novo Êxodo Português – Causas e Soluções” sugere novas políticas de emigração para o País, destacando a criação de algumas medidas de apoio à integração dos cidadãos com o designado Estatuto de Cidadãos Nacionais Emigrantes Regressados a Portugal (ECNERP). Este estatuto possibilitaria ao cidadão nacional emigrante regressado beneficiar de um regime transitório durante a sua fase de reintegração na sociedade portuguesa, a nível profissional e pessoal, no qual se incluem vários benefícios como o IRS, IRC, IMT, entre outros.
Pedro Teixeira tem 33 anos e tirou a Licenciatura e o Mestrado em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), tem um MBA e trabalha actualmente na empresa multinacional Bureau Veritas como Diretor do Departamento de Edifícios e Infraestruturas no Qatar.
Conteúdo fornecido por Notify – Atelier de Comunicação