![]() |
Milhares de visitantes para apreciar as Migas e os Peixes do Rio |
Este festival promove uma iguaria típica deste concelho, que são os peixes do rio fritos, cozidos em posta ou em molho de escabeche e as migas de peixe. Estas, são confecionadas com pão da região, onde se coloca a calda do peixe cozido, alguns temperos e a erva peixeira.
Os peixes servidos são normalmente bogas e barbos, os mais comuns no rio Sabor e Douro, e são pescados diariamente nos tradicionais barcos rabelos, pelos pescadores que ainda subsistem desta atividade.
Este petisco foi servido em 6 restaurantes aderentes, alguns deles restaurantes tradicionais situados na Foz do Sabor e Cabanas de Baixo que servem durante todo ano as migas e os peixes do rio, nomeadamente o restaurante Lameirinho e Primavera. No centro da vila podiam ser apreciados nos restaurantes As Piscinas, o Pingo e a Taberna do Carró e no Larinho, no Bô Café.
[post_ad]
O Festival das Migas e do Peixe do Rio pretende divulgar e promover este
prato tradicional, o maravilhoso espaço e as paisagens que a Praia Fluvial
da Foz do Sabor proporciona a quem nos visita, ao mesmo tempo que se
pretende criar uma dinâmica que permita manter a atividade piscatória
da última aldeia piscatória de Trás-os-Montes. Nesse sentido, a
organização irá ainda disponibilizar um apoio para o arranjo de barcos e
das redes de pesca. A iniciativa é da responsabilidade da Associação de Comerciantes e Industriais de Moncorvo e conta com o apoio do Município de Torre de Moncorvo, do Governo de Portugal e do Fundo do Baixo Sabor.
Nota de Imprensa Câmara Municipal de Torre de Moncorvo (Luciana Raimundo)