Hortas Bio do programa Eco-Escolas: Escola do 1º Ciclo da Santa Casa de Bragança conquistou segundo lugar em concurso nacional

A Escola do 1º Ciclo Dr. Diogo Albino de Sá Vargas da Santa Casa da Misericórdia de Bragança conquistou o segundo lugar no concurso nacional das Hortas Bio do programa Eco-Escolas.

Foto: Santa Casa de Bragança  
Neste concurso, participaram 378 escolas, das quais 17 foram premiadas em diferentes categorias. A escola de Bragança arrecadou a “medalha de prata” na categoria de hortas verticais. O projeto em questão reutiliza materiais e distingue-se por promover o intercâmbio geracional. Pela distinção a escola vai receber uma ação de sensibilização sobre “Alimentação Saudável”.

A estrutura está montada numa parede do recreio da escola, local de passagem obrigatória a toda a comunidade escolar, contribuindo para a sensibilização pela preservação, dinamização e embelezamento dos espaços exteriores.

Este projeto foi desenvolvido de forma a respeitar os princípios da agricultura biológica, como a recolha de águas pluviais para rega, as consociações de culturas e a compostagem, constituindo um exemplo de como é possível criar uma horta biológica quando se dispõe de pouco espaço ou terreno.

Foto: Santa Casa de Bragança  
Desde que foi criada, há cerca de um ano, as crianças acompanham todas as fases do desenvolvimento das culturas, desde a sua germinação, crescimento e amadurecimento, participando em todas as tarefas, da sementeira à rega e manutenção.

[post_ad]
Devido à proximidade, e por pertencer à mesma instituição, a manutenção da horta envolve também a participação dos idosos na mesma. Um projeto intergeracional que promove o convívio entre gerações e o respeito pela natureza Todos os premiados no concurso receberão um livro “Sementes à Solta”, de Fernanda Botelho e um Kit Aromáticas Vivas.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN