Pastores encontram-se em Alfândega da Fé |
O concurso vai premiar os melhores, em diferentes categorias, e pretende assumir-se como um incentivo para os criadores concelhios, valorizando a actividade e estimulando a aposta neste sector. Esta é também uma forma de valorizar a pastorícia no concelho, promovendo o convívio e a troca de experiências e dando a conhecer uma atividade que poderá estar ameaçada.
A Festa da Cereja enquanto montra do território e um dos principais cartazes turísticos do concelho presta, assim, a devida homenagem aos pastores, que se assumem, muitas da vezes, como guardiões do território e como os melhores guias para o dar a conhecer. De facto os pastores conhecem como ninguém, os trilhos, as serras, o montes e vales, têm formas de estar próprias e usos e rotinas que importa dar a conhecer, valorizar e preservar.
[post_ad]
É isso que a autarquia alfandeguense está a fazer com esta iniciativa e com outras que tem no terreno. É o caso do estudo e levantamento que fez sobre os pastores e rebanhos no concelho. Um levantamento das necessidades, expectativas e do modo como encaram uma atividade que poderá estar em vias de extinção. O resultado deste trabalho pode ser visitado na Galeria da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues. Trata-se de uma exposição fotográfica “O Olhar do Pastor” e um documentário sobre o dia-a-dia dos 41 pastores, que fizeram parte da primeira fase deste levantamento.
Mais um motivo para visitar Alfândega da Fé durante a Festa da cereja que acontece na localidade de 5 a 7 de junho.
NI Município de Alfândega da Fé (Sónia Lavrador)