Foto: CM Murça |
“Ainda durante a manhã de hoje uma equipa de avaliação, constituída por técnicos da DRAPN - Norte, Câmara Municipal de Murça e Junta de Freguesia de Candedo, percorreu a área afectada (cerca de 50 hectares) verificando que os vitivinicultores da localidade de Porrais perderam entre 70% a 80% da sua produção vitícola, agravando ainda a poda dos anos seguintes e consequentemente as produções nos próximos dois anos”, refere o site do município de Murça .
Segundo a mesma fonte, “a maioria dos agricultores, como medida paliativa, fez aplicações com substâncias à base de Cálcio e Boro para colmatar e tentar vitalizar os tecidos afectados da planta”.
[post_ad]
“Para além das vinhas, foram afectadas todas as restantes culturas agrícolas, muros de suporte e caminhos agrícolas, ficando com largos quilómetros totalmente intransitáveis.
Numa primeira análise estima-se que exclusivamente em vinho haverá um prejuízo de meio milhão de euros”, relata o site da Câmara Municipal.
O Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), Manuel Cardoso, acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Murça, José Maria Costa, e do vice-presidente, Raul António Luís, estiveram durante a tarde de visita a Porrais, na freguesia de Candedo, acompanhados de técnicos da DRAPN que efectuaram o levantamento de dados para a realização de um relatório que será enviado ao Ministério da Agricultura e do Mar.