![]() |
José Luís Afonso, Vereador da Câmara Municipal com o pelouro da Educação
|
Com a visita, José Luís Afonso, que recentemente assumiu as funções de Vereador, pretendeu “em primeiro lugar, conhecer os professores, educadores, auxiliares e as crianças”, disse. “Quis também, fazendo-me acompanhar pelo representante do Agrupamento de Escolas e pelo Chefe de Divisão, conhecer, no local, eventuais problemas que existam nas escolas e promover um contacto mais direto com todas as pessoas das escolas e jardins-de-infância localizados fora da sede de concelho”, acrescentou o Vereador.
Na reta final de preparação para as provas finais dos alunos de 4º ano, José Luís Afonso desejou sucesso aos alunos, destacando “o trabalho desenvolvido pelos professores, que, nestas escolas, em virtude de serem menos alunos, permite uma maior atenção e dedicação, muitas vezes individual”, evidenciou também a “grande importância que os estabelecimentos de ensino representam para as aldeias, em muitos casos, o último sinal de presença do Estado na comunidade. E, depois, são igualmente as crianças e alunos, que, estando mais próximas de suas casas, tiram um melhor aproveitamento do processo educativo.”
O Vereador referiu também “o esforço que a autarquia faz, assegurando o transporte a todas as crianças e alunos, entre aldeias, possibilitando melhores condições a todos eles. É, no entanto, um trabalho feito com toda a dedicação dos motoristas e professores das Atividades de Enriquecimento Curricular, que queremos continuar a fazer.”
[post_ad]
Antes, a 23 de abril, José Luís Afonso visitou o Jardim de Infância de Travanca onde, assinalando
o Dia Mundial do Livro, leu uma história às crianças. Os estabelecimentos de ensino instalados
fora da sede de concelho abrangem 105 crianças [jardins de infância: Travanca (33), Grijó (6),
Lombo (6), Morais (5), Vale da Porca (5), Podence (12); escolas 1º Ciclo: Chacim (15), Morais
(23)]. Depois das interrogações levantadas em 2014 pelo Ministério da Educação, não são
esperadas alterações no mapa de escolas do concelho para o novo ano letivo.Nota de Imprensa CM Macedo de Cavaleiros (Nélio Pimentel)