Casa do Douro vai ser gerida pela Federação Renovação Douro

A Federação Renovação do Douro vai ter a responsabilidade de gerir a instituição Casa do Douro. A atribuição das competências foi feita através despacho N.º 5610/2015 publicado esta quarta-feira no Diário da República.

Casa do Douro - Peso da Régua
Após a extinção da dimensão pública da Casa do Douro a 31 de dezembro de 2014, o Governo abriu em janeiro um concurso dirigido às organizações de direito privado e sem fins lucrativo interessadas em ficar com a gestão da instituição duriense.

Este concurso foi ganho pela Federação Renovação do Douro, que se sobrepôs à proposta apresentada por outra associação, a Associação dos Lavradores Durienses. A escolha da proposta vencedora foi feita pelo Instituto do Vinho e da Vinha.

[post_ad]
A selecção da Federação Renovação do Douro foi efectuada com base num relatório que concluiu que “ a associação que apresenta uma maior representatividade em termos de viticultores e de área é a Federação Renovação do Douro (FRD) com 29,30 % da representatividade, a que corresponde 28 % dos viticultores e 33,2 % da área de vinha”.

A partir do dia 27 de maio de 2015, data de publicação do Despacho N.º 5610/2015 do Ministério da Agricultura e do Mar, “a propriedade do imóvel que constitui a sede da Casa do Douro é registada a favor da «Federação Renovação do Douro», com os ónus e encargos associados ao imóvel”, lê-se no articulado do citado despacho.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN