Alfândega da Fé assinala o Dia Internacional Monumentos e Sítios

No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios Alfândega da Fé vai dar a conhecer algumas das mais relevantes pinturas murais existentes no concelho, numa visita guiada às capelas de Santo Amaro, Legoinha, e de Santo Antão da Barca. Um programa que vai permitir observar o resultado de projetos de recuperação e restauro das pinturas destes templos.


A visita é conduzida pelo professor Joaquim Caetano, da Faculdade de Letras de lisboa e tem início na Legoinha. No lugar, há muito desabitado, ergue-se a Capela de Santo Amaro. O edifício foi recentemente recuperado pela Câmara Municipal e as pinturas aí existentes alvo de um processo de restauro e conservação. Trata-se de frescos do séc. XVI, evocativos de São Geraldo, com valor do ponto de vista histórico e artístico, que a Câmara quer transformar numa porta de entrada para a Rota turística “Pinturas da Fé”.

Desta rota, fazem também parte o conjunto de pinturas da Capela de Santo Antão da Barca, descobertas aquando da trasladação do templo para o novo local devido à construção da Barragem do Baixo Sabor. Um conjunto datado do Séc. XVIII, representado a vida de Santo Antão, até agora “escondido”. As pinturas foram restauradas e agora estão visíveis na Capela de Santo Antão, no local onde se ergue o atual Santuário. Neste espaço será também possível visitar o Núcleo Museológico do Santuário, onde se pode observar todo o processo que conduziu à trasladação.


Conhecer, explorar e partilhar, mote do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2015, é também o objetivo desta visita guiada, com início marcado para as 14h30. O ponto de encontro é no Posto de Turismo – Casa da Cultura Mestre José Rodrigues -.

Recorde-se que o dia internacional dos monumentos e sítios foi instituído a 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), uma associação de profissionais da conservação do património, e aprovada pela UNESCO em 1983.



NI CM Alfândega da Fé (Sónia Lavrador)

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN