Num concelho onde a agricultura ainda se assume como a atividade económica dominante, ações deste tipo são tidas como fundamentais, promovendo um debate esclarecedor e contribuindo para capacitar os participantes dos conhecimentos e instrumentos necessários de modo a que possam potenciar as oportunidades oferecidas por este novo programa.
A realização destas jornadas reflete também a aposta continuada da autarquia para o crescimento da agricultura no concelho, sendo que esta atividade é tida como fundamental para o desenvolvimento sustentável de Alfandega da Fé.
Organizadas com o apoio da AJAP- Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, contam também com a presença de elementos da Associação. Para além disso também o Instituto Politécnico de Bragança se fará representar. Uma jornada de debate e reflexão sobre este novo programa, que vai apontar os desafios e oportunidades até 2020.
Em análise vão estar as linhas orientadoras do PDR, o contributo e experiência de instituições de ensino, nomeadamente do IPB, na implementação de projetos e iniciativas dinamizadoras do tecido económico no meio rural e também os novos incentivos e apoios aos jovens agricultores.