Apenas 30% dos automobilistas portugueses fazem test drive

O mais recente estudo do Observador Cetelem revela que, ao contrário da generalidade dos compradores de automóvel (41%), os portugueses não consideram o test drive como principal fonte de informação. Em Portugal, os compradores de automóvel privilegiam antes os conselhos dos próximos (44%), os conselhos dos profissionais (41%) e os sites especializados (33%). No total dos 14 países analisados, apenas os condutores italianos recorrem menos ao test drive que os portugueses.



Para além destas fontes de informação, há ainda uma percentagem considerável de compradores de automóvel portugueses que recorre ao site do construtor da marca (25%), aos sites generalistas (22%), à imprensa especializada (17%), à publicidade (12%) e às brochuras do construtor automóvel (10%). A procura de informação em feiras/salões automóvel (7%) e programas especializados de TV ou rádio (1%) é praticamente residual.

Na análise global dos países, o test drive é a principal fonte de informação: em média, 41% dos automobilistas dizem que têm vindo a recorrer a essa experiência antes de adquirirem uma viatura nova. Logo a seguir surgem os conselhos do círculo de próximos, considerados essenciais para 36% dos inquiridos, mais do que os conselhos de profissionais (33%). Os sites especializados (33%) em automóveis estão também em 3º lugar na lista das fontes de informação mais consultadas, à frente do site do construtor da marca (32%).

O estudo revela ainda que somando todas as fontes de informação online (sites especializados, sites do construtor da marca e sites generalistas), a Internet surge no 1º lugar da lista. Cerca de 51% dos compradores de automóvel portugueses recorrem à Internet para obterem mais informações, um pouco menos que a média dos 14 países, que se situa nos 58%.

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2015, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o mês de julho de 2014, em catorze países (Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, Turquia, Japão, Estados Unidos, Brasil, China e África do Sul), com amostras representativas das populações nacionais, num total de 7.550 pessoas questionadas pela Internet.

Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 28.000 colaboradores, em 30 países e em 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares via ponto de venda (lojas, concessionários automóvel) e por via direta aos seus clientes: Internet e telefone.

O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de Crédito Responsável.

Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem. Com cerca de 600 colaboradores esta nova entidade posiciona-se como líder de mercado em Portugal no crédito a particulares.

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