Para além destas fontes de informação, há ainda uma percentagem considerável de compradores de automóvel portugueses que recorre ao site do construtor da marca (25%), aos sites generalistas (22%), à imprensa especializada (17%), à publicidade (12%) e às brochuras do construtor automóvel (10%). A procura de informação em feiras/salões automóvel (7%) e programas especializados de TV ou rádio (1%) é praticamente residual.
Na análise global dos países, o test drive é a principal fonte de informação: em média, 41% dos automobilistas dizem que têm vindo a recorrer a essa experiência antes de adquirirem uma viatura nova. Logo a seguir surgem os conselhos do círculo de próximos, considerados essenciais para 36% dos inquiridos, mais do que os conselhos de profissionais (33%). Os sites especializados (33%) em automóveis estão também em 3º lugar na lista das fontes de informação mais consultadas, à frente do site do construtor da marca (32%).
As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2015, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o mês de julho de 2014, em catorze países (Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, Turquia, Japão, Estados Unidos, Brasil, China e África do Sul), com amostras representativas das populações nacionais, num total de 7.550 pessoas questionadas pela Internet.
Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 28.000 colaboradores, em 30 países e em 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares via ponto de venda (lojas, concessionários automóvel) e por via direta aos seus clientes: Internet e telefone.
Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem. Com cerca de 600 colaboradores esta nova entidade posiciona-se como líder de mercado em Portugal no crédito a particulares.
