Portugueses adquirem carro mais cedo que a maioria dos europeus

O Caderno Automóvel, o mais recente estudo do Observador Cetelem, analisou o perfil dos compradores de automóveis e concluiu que os portugueses estão entre os que adquirem veículo novo mais cedo. Em média, os portugueses compram um automóvel novo aos 48 anos, quatro anos antes do que a generalidade dos europeus. 

Portugueses adquirem carro mais cedo que a maioria dos europeus
Com 46 anos, em média, os compradores espanhóis são os únicos, entre os europeus, a adquirir veículo novo mais cedo do que os portugueses. Na Europa, e de acordo com o mesmo estudo, os automobilistas do Reino Unido são os compradores mais velhos, com uma idade média que chega aos 55 anos. O Observador Cetelem revela ainda que os compradores portugueses adquirem o seu veículo, em média, sete anos antes dos britânicos.


Globalmente, tem-se verificado que o comprador europeu está a ficar mais velho. A idade média para a aquisição de um veículo novo era de 48 anos, em 2007, tendo passado para os 52 anos, em 2012. Esta tendência de envelhecimento constata-se em todos os países da Europa e Portugal não é exceção. O comprador português, que atualmente tem em média 48 anos, era mais jovem em 2007 (44 anos).

Comparativamente com o resto do mundo, os compradores dos países emergentes (China, Turquia e África do Sul) são mais jovens, com idades que não ultrapassam os 45 anos. A China distingue-se, com uma idade média de 35 anos, muito graças ao entusiasmo dos jovens urbanos pelo automóvel, que o consideram um símbolo de independência.

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2015, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o mês de julho de 2014, em catorze países (Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, Turquia, Japão, Estados Unidos, Brasil, China e África do Sul), com amostras representativas das populações nacionais, num total de 7.550 pessoas questionadas pela Internet.

Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 28.000 colaboradores, em 30 países e em 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares via ponto de venda (lojas, concessionários automóvel) e por via direta aos seus clientes: Internet e telefone.


O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de Crédito Responsável.

Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem. Com cerca de 600 colaboradores esta nova entidade posiciona-se como líder de mercado em Portugal no crédito a particulares.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN